• Entrar
  • Cadastrar
Nem carne de boi, nem fígado: esse alimento surpreende com muito mais zinco. Descubra os benefícios deste mineral fundamental para a saúde!

Qual é o alimento que possui mais zinco? Descubra agora mesmo!

Esse alimento possui mais zinco que a carne bovina e o fígado! (Créditos: Shutterstock)

O zinco é um mineral que impacta em diversas funções do corpo. Repleto de benefícios para a saúde e bem-estar, ele faz parte de carnes, plantas e frutas. Muitos pensam que ele é encontrado em maior quantidade em carne de boi e no fígado, mas o surpreendente é que existe um outro alimento que possui ainda mais zinco do que estes. Descubra agora no TudoGostoso e inclua em sua dieta saudável!


A importância do zinco para o corpo

O zinco é um mineral essencial para o corpo humano, desempenhando uma variedade de funções importantes. Ele é mais conhecido por ajudar no crescimento, mas ele possui diversos outros benefícios! O zinco tem um papel fundamental no funcionamento do sistema imunológico, sendo necessário para as células que ajudam o corpo a combater infecções. O mineral é importante na função cognitiva e na saúde do cérebro. Ele está envolvido na sinalização neuronal, na neurotransmissão e na proteção contra o estresse oxidativo no cérebro. Para completar, ele é fundamental para o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, ajudando na digestão e na absorção de nutrientes essenciais.


Qual é o alimento com mais zinco?

Ganhando da carne bovina e do fígado, o alimento que apresenta mais zinco são as ostras cruas! Elas possuem 91 mg de zinco em 100g, enquanto a carne e o fígado possuem 8,5 mg e 4,5 mg, respectivamente. Sendo uma iguaria culinária, as ostras são muito apreciadas na culinária ao redor do mundo, sempre acompanhadas de um bom suco de limão por cima para ficarem ainda mais deliciosas. Elas são alimentos recheados de nutrientes além do zinco, sendo uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B, ferro e selênio.


Benefícios das ostras cruas

Além de serem a melhor fonte de zinco, mineral que ajuda na função imunológica, saúde da pele, cicatrização de feridas, elas oferecem uma variedade de benefícios à saúde devido à sua composição nutricional única. Veja!

Ricas em ômega-3: As ostras contêm ácidos graxos ômega-3, que são conhecidos por seus benefícios cardiovasculares, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e a promoção da saúde do coração.

Promovem a saúde cerebral: Os ácidos graxos e o zinco presentes nas ostras são benéficos para a saúde cerebral, ajudando a melhorar a função cognitiva e reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Fonte de antioxidantes: As ostras contêm antioxidantes, como a vitamina E e o selênio, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres e a proteger as células do corpo contra o estresse oxidativo.

Aumentam os níveis de energia: Devido à sua alta concentração de vitaminas do complexo B e ferro, as ostras podem ajudar a aumentar os níveis de energia e combater a fadiga.


Veja mais

O que a canela pode (e não pode) fazer pelo seu corpo: benefícios, efeitos colaterais, como usar e muito mais!
Nem salmão, nem caju: esse alimento tem 15 vezes mais vitamina B1 e você pode comprar em pó. Descubra benefícios!
Nem cuscuz, nem tapioca: esse alimento pode ser a melhor escolha para quem quer emagrecer

Temas relacionados