O consumo de frutas é fundamental para o bom funcionamento do organismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado para adultos é o consumo de 400 gramas de frutas e vegetais por dia, o que significa umas cinco porções diárias.
Se você está neste exato momento pensando se está comendo fruta com frequência, certamente é porque não faz parte dos seus hábitos. Então, reveja alguns hábitos e comece a adicionar as frutas na rotina com algumas dicas valiosas. E por que é tão importante variar nas escolhas?
É bom lembrar que cada tipo pode oferecer diferentes benefícios para a saúde. Quanto maior a variedade, mais chances de tirar proveito de cada uma delas. Algumas opções de frutas são boas até para a memória!
E você sabia que tem uma fruta com pouco carboidrato que previne diabetes e doenças cardiovasculares? Saiba todos os detalhes a seguir!
Inclua essa fruta na dieta e veja o que ela pode fazer pela sua saúde
Algumas frutas já fazem parte da rotina de muitos brasileiros: a banana é uma opção prática para comer em qualquer lugar, cheia de benefícios e ótima para uma variedade de receitas; a laranja é um clássico no suco natural, ainda que o ideal seja consumir no formato de fruta; e tem a maçã, que também ganha pela praticidade e pelo poder nutritivo inacreditável.
Algumas outras frutas também são populares, talvez não tão práticas para consumo, mas queridas do público, desde o mamão, a melancia, a uva e o abacaxi. O que você talvez não saiba, é que tem uma fruta muito poderosa e nem sempre tem a atenção que merece.
E quem afirma é a própria ciência! De acordo com um estudo apresentado no 9º Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde, nos Estados Unidos, o morango pode ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue. O experimento realizado com voluntários mostrou que o consumo da fruta causa uma significativa melhora na função vascular.
Morango na redução de diabetes e doenças cardiovasculares
Um outro estudo apontou ainda que a prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares também podem estar associadas ao consumo do morango. Um grupo de adultos obesos comeu diariamente duas xícaras e meia de morangos e percebeu uma redução expressiva na resistência à insulina, além do aumento do tamanho das partículas de HDL ("colesterol bom").
E para quem faz dieta, a boa notícia é que o morango é uma fruta com baixa fonte de carboidratos (100g tem apenas 6,56g de carboidrato) e de calorias. A mesma quantidade mencionada tem apenas 32 calorias.
Veja mais!
Essa é a quantidade de morango que você precisa comer para melhorar a memória e reduzir risco de demência.
Goiaba é bom para quê? Descubra as vantagens de consumir mais essa fruta cheia de benefícios.