• Entrar
  • Cadastrar
Esse é o único óleo que reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares, de acordo com a ciência

O óleo de gergelim é um ingrediente muito utilizado na culinária asiática e amplamente conhecido pelos seus benefícios à saúde. 

Esse é o único óleo que reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares, de acordo com a ciência

Óleo de gergelim possui propriedades que auxiliam no controle da pressão arterial e colesterol. (créditos: shutterstock) 

O óleo de gergelim é considerado um dos óleos de cozinha mais saudáveis para consumo. Feito a partir da prensa das sementes de gergelim, ele é rico em vitaminas e minerais, como magnésio e zinco. De acordo com a American Oil Chemists Society, o óleo de gergelim também pode ser um aliado na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Isso porque ele contém sesamol e sesamina, dois compostos conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Saiba mais sobre os benefícios do óleo de gergelim e como incluí-lo na sua dieta.

Consumo de óleo de gergelim reduz o colesterol e controla a pressão arterial

As sementes de gergelim contêm fibras solúveis e uma variedade de ácidos graxos poli-insaturados, entre eles o sesamol. Esse composto ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir os níveis colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos. O ingrediente também possui sesamina, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e previne o aumento da pressão arterial. Devido a essas propriedades, especialistas American Oil Chemists Society atribuíram o consumo de óleo de gergelim ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, infarto e AVC.

Além de contribuir para a saúde cardiovascular, o estudo também concluiu que o ingrediente diminui os riscos de câncer devido suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais responsáveis por esse efeito são os altos níveis de sesamina. A substância combate os radicais livres e inibe o estresse oxidativo do organismo, um desequilíbrio que favorece diversos tipos de câncer.

Qual o óleo de gergelim mais saudável?

O óleo de gergelim pode ser usado para a finalização de saladas, molhos e massas. Ele também pode ser utilizado para refogar alimentos e marinar carnes e peixes, mas não é indicado para frituras. Outra vantagem do ingrediente é que você tem a opção de comprar pronto ou fazer a versão caseira do óleo de gergelim.

Ao todo, existem três versões de óleo de gergelim que variam de acordo com o método de extração: natural, extravirgem e prensada a frio. Embora as três opções sejam consideradas saudáveis, o prensado a frio acaba sendo a melhor escolha, pois mantém todos os nutrientes e propriedades das sementes de gergelim.

Veja também:

Óleos funcionais: confira 3 exemplos ricos em benefícios à saúde
Como o gergelim pode ajudar a controlar a ansiedade

Temas relacionados