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É na sobremesa? Saiba de uma vez por todas qual é o melhor momento para comer frutas

Afinal, faz mal ou bem comer frutas no final de uma refeição? Entenda se essa opção pode causar inchaço e dores de barriga, como algumas pessoas acreditam.

Fruta tem hora certa para ser comida? Nutri responde! (Foto: Shutterstock)

As frutas são parte essencial de uma dieta equilibrada e saudável - descubra aqui quais são as 7 mais saudáveis de todo o mundo! - e, especialmente no verão, podem trazer aquele refresco na alimentação. No entanto, algumas pessoas evitam comer frutas no final da refeição, como sobremesa.

Há quem acredite que elas atrapalhem a perda de peso ou mesmo que podem fermentam no estômago, por serem de digestão mais fácil que o prato salgado que você comeu antes. Mas isso é mito ou realidade? Entenda a verdade, segundo opiniões de especialistas em nutrição.

Fruta como sobremesa faz mal?

"Para qualquer pessoa saudável não há problema algum em terminar uma refeição com uma fruta. Além disso, a acidez gástrica não destrói os minerais ou as vitaminas da fruta, ela simplesmente os torna menores para que possam ser absorvidos pelo corpo", explicou Agnès Salle, nutricionista do Angers University Hospital Center, ao “Ouest France”.

A fruta como lanche também é uma ótima opção, pois pode te manter ativo até a próxima refeição. No entanto, é recomendável que você não a coma sozinha, mas acompanhada por algum cereal ou fibra. "Ela pode abrir o apetite", indicou Agnès Salle.

Qual é a porção ideal de frutas por dia?

Embora as frutas sejam boas para a saúde, elas contêm um açúcar natural e, por isso, não devem ser consumidas sem moderação. "É um açúcar natural que também não deve ser consumido em excesso. Na maioria das vezes, recomendamos de duas a três frutas por dia, qualquer que seja a fruta", afirmou Luce Jean-Baptiste ao “Allo Docteur”.

O especialista ainda pontuou que não há um momento exato para comer frutas. "Entre o momento em que você come e o momento em que a fruta chega ao cólon, leva entre 6 e 10 horas, quer você coma a fruta no início de uma refeição, no final de uma refeição ou fora dela, portanto, o resultado final é o mesmo", detalhou.

Agora que você já sabe dessas dicas de especialista, inclua para já frutas em sua rotina alimentar. São fontes de nutrientes, vitaminas e muito sabor!

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