Você tem o hábito de comer morangos diariamente? Com sabor levemente ácido e doce na medida, essa fruta é repleta de benefícios em diferentes aspectos da saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que uma dieta saudável deve incluir o consumo de 300 a 400 gramas de porções de frutas e vegetais e, a seguir, TudoGostoso vai te contar vários motivos - com explicação respaldada na ciência! - para os morangos fazerem parte desse total!
1 - Redução do colesterol
Um estudo apresentado no 9º Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde, no Instituto de Tecnologia de Illinois, Estados Unidos, acompanhou um grupo de homens e mulheres de meia idade com altas taxas de colesterol no sangue por quatro semanas.
Diante do consumo de morango, houve significativa melhora na função vascular: cerca de uma hora após comerem as frutas, a dilatação dos vasos sanguíneos foi aprimorada.
2 - Prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares
Em um outro estudo também apresentado nesta conferência, um grupo de adultos obesos comeu diariamente duas xícaras e meia de morangos e viu uma queda importante na resistência à insulina e aumento do tamanho das partículas de HDL, conhecido como “colesterol bom”.
Dessa forma, a inclusão do morango na alimentação diária também pode significar um suporte importante na prevenção do diabetes e de doenças cardiovasculares.
3 - Cérebro saudável e redução de chances de doenças neurodegenerativas
A ciência aponta também uma relação cada vez mais evidente entre o consumo de morangos e uma chance menor de doenças que comprometem a saúde cerebral: o Instituto de Pesquisa Médica RUSH revelou em pesquisa que a presença da pelargonidina nos morangos desenvolve uma capacidade protetora no organismo contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer, mesmo já em cérebros envelhecidos.
4 - Melhora no humor
Cientistas da Universidade de Cincinnati comprovaram ainda em estudo publicado Nutrients, revista especializada em nutrição, que comer morango todos os dias é capaz de te dar mais ânimo. As pessoas que estavam no grupo que comeu a fruta diariamente relataram níveis bem mais baixos de sintomas depressivos, além de melhor controle emocional.
5 - Ação anti-câncer
Pesquisadores da Universidade de Ohio e de Minnesota também detectaram, em período publicado na Elsevier, a presença de fisetina, flavonoide também presente no resveratrol das uvas, nos morangos. Esse componente nutricional está intimamente conectado à redução do risco de câncer e ao combate do envelhecimento precoce das células.
Sabia de todos esses estudos e benefícios do morango? Inclua-os já em diferentes refeições ao longo do dia e comprove na prática todas essas vantagens!
Veja mais:
- Qual cor de uva tem mais antioxidantes? Descubra o poder dos diferentes tipos dessa fruta