• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do caju para o organismo: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere a fruta in natura com frequência

Fruta fortalece o sistema imunológico, controla o colesterol e tem ação antioxidante. 

O caju é uma das frutas com maior concentração de vitamina C - até mais do que a laranja! (créditos: Shutterstock)

O caju é uma fruta tropical nativa do Brasil que, além de ser muito saborosa, possui diversos benefícios para a saúde. Rico em antioxidantes e fibras, o alimento oferece um série de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, não faltam motivos para incluir a fruta na sua dieta, seja na versão in natura ou em preparações como suco, bolo, vitaminas, geleias e sobremesas.

O caju é encontrado nas cores vermelha, laranja ou amarela. A diferença entre os três tipos está na quantidade de carotenoides que cada um possui. Inclusive, a presença desta substância é outra razão para investir no consumo de caju, pois ela combate a deficiência de vitamina A e ainda previne o surgimento de doenças cardiovasculares e catarata.

Conheça os principais benefícios do caju e como a fruta pode fazer parte da alimentação.

Caju: benefícios da fruta auxiliam na saúde cardiovascular, óssea e cerebral

É fonte de nutrientes essenciais

O caju oferece uma série de nutrientes, incluindo as vitaminas A, C e do complexo B (como tiamina, riboflavina e niacina). A fruta também é fonte de minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio.

Tem ação antioxidante

O caju é rico em antioxidantes, como a vitamina C e compostos fenólicos, que combatem a ação dos radicais livres e auxiliam na prevenção de danos celulares. Aliás, a fruta tem 5 vezes mais vitamina C que a laranja!

Prevenir doenças cardiovasculares

O caju tem ótimas quantidades de fibras e ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Essas substâncias ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e, consequentemente, reduzem os riscos de problemas de saúde cardiovascular.

Favorece o trânsito intestinal

O caju contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis, ambas benéficas para a saúde do intestino. Elas ajudam a deixar as fezes menos ressecadas e, com isso, facilitam o trânsito intestinal, ajudando a prevenir a constipação.

Controle do nível de açúcar no sangue

As fibras do caju também ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue. Elas promovem uma absorção mais lenta dos carboidratos, evitando picos de insulina. Por isso, a fruta é considerada um grande aliado de pessoas com diabetes.

Ajuda na saúde dos ossos e dentes

O caju é uma boa fonte de minerais como fósforo e magnésio, que desempenham papéis importantes na saúde óssea. Ambos atuando em conjunto com o cálcio na formação e fortalecimento dos ossos e dentes.

Cuida da saúde da pele e dos olhos

O caju contém carotenoides, compostos que podem ser convertidos em vitamina A e auxiliar na saúde dos olhos e da pele.

Melhora a capacidade cognitiva

As vitaminas do complexo B presentes no caju desempenham um papel crucial na função cerebral. Elas estimulam a produção de neurônios e melhoram a capacidade de raciocínio, memória e outras atividades cognitivas.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente no caju é conhecida por fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de infecções e no combate a resfriados e gripes. A substância também potencializa a absorção de ferro pelo organismo e, como efeito, ajuda no tratamento da anemia.

Controla o apetite

O alto teor de fibras e gorduras saudáveis do caju prolongam a sensação de saciedade e ajudam a controlar a fome. Por esse motivo, muitas pessoas acreditam que a fruta auxilia no emagrecimento. Porém, é bom ressaltar que nenhum alimento sozinho é capaz de promover a perda de peso. A fruta, nesse caso, apenas aumenta o tempo de digestão dos alimentos e regula o apetite.

Como incluir o caju na alimentação?

O caju pode ser consumido de diversas formas. A mais indicada é a versão in natura, pois é a melhor maneira de obter todos os benefícios da fruta. Porém, você também pode adicioná-lo em receitas doces e salgadas. Outra maneira de incluir a fruta na alimentação é por meio do suco de caju natural.

O caju também é conhecido pela sua castanha. A semente encontrada no fruto é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas e minerais (como magnésio, fósforo, zinco e cobre). Ela pode ser consumida torrada como petisco ou acompanhada de frutas, iogurte e saladas.

Veja também:

Receitas com castanha de caju: opções doces e salgadas
Esta fruta comum e barata é a mais saudável do mundo, segundo especialistas

Temas relacionados