
Suco de caju é uma delícia e ainda oferece muitos benefícios à saúde. (créditos: Shutterstock)
O suco de caju é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Além de ser uma delícia, a mistura também é muito saudável, desde que seja feita com a própria polpa do caju ao invés da versão industrializada. Isso porque a fruta é rica em fibras, vitamina C e diversos sais minerais, como magnésio, ferro, cálcio, potássio e zinco. O melhor de tudo é que você pode consumir o suco todos os dias sem nenhum problema, pois é pouco calórico e tem baixo índice glicêmico.
Veja a seguir os principais benefícios do suco de caju e como incluir a bebida na sua dieta.
Benefícios do consumo diário do suco de caju
Fortalece a imunidade
O suco de caju é rico em vitamina C e zinco, dois nutrientes muito benéficos para o sistema imunológico. Ambos fortalecem as células de defesa do organismo, melhorando a nossa resposta imunológica contra doenças e infecções. Aliás, quanto mais maduro o caju estiver, maior o teor de vitamina C.
Auxilia na perda de peso
O caju é uma fruta pouco calórica e com boa quantidade de fibras. Além de melhorarem o trânsito intestinal, as fibras também retardam o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade. Por isso, tomar suco de caju pode ser um aliado de quem está de dieta com foco em emagrecimento, pois controla o apetite e faz com que você demore mais tempo para sentir fome.
Melhora a saúde da visão, ossos e músculos
O caju é rico em luteína, um antioxidante que fortalece a visão e protege contra a catarata e a doença degenerativa macular. A fruta também contém minerais como cálcio, magnésio e potássio, nutrientes essenciais para a saúde dos ossos e músculos, combatendo problemas como osteoporose, artrose, artrite e cãibras.
Faz bem para a digestão
As fibras do caju melhoram a digestão e regulam o trânsito intestinal. Por isso, o suco da fruta é uma boa opção para pessoas com gastrite, constipação e outros problemas gastrointestinais.
Controla os níveis de açúcar no sangue
Outra vantagem das fibras do caju é sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue. Elas promovem uma digestão mais lenta, evitando picos de glicose. Por isso, o suco da fruta é uma boa opção para pessoas diabéticas, contanto que seja consumido sem adição de açúcar.
Como consumir suco de caju: veja como preparar a bebida
O suco de caju só é benéfico se for feito com o próprio caju in natura. As versões industrializadas levam uma série de conservantes e outros aditivos que podem ser prejudiciais à saúde, além de não terem o mesmo valor nutricional da fruta.
Na hora de escolher o caju para preparar o suco, dê preferência à fruta mais fresca, firme e sem manchas. Você pode escolher tanto o vermelho quanto o amarelo, mas a versão amarelada é a mais rica em vitamina C. Já o caju vermelho é mais doce e tem uma polpa bem suculenta.
Veja como preparar suco de caju natural.
Ingredientes:
- 250 ml de caju
- 2 cajus
Modo de preparo:
- Tire a castanha e corte o caju em pequenos pedaços e lave bem com água corrente.
- Leve os cajus para o liquidificador com a água e bata bem por uns 2 minutos.
- Coe o suco e sirva em seguir. Se você quiser deixar a bebida mais refrescante, bata o suco novamente com algumas pedras de gelo.
Se quiser deixar o suco ainda mais nutritivo, acrescente suco de limão. A combinação do caju com limão fica uma delícia e tem um efeito muito positivo para a saúde.
Veja também:
Na falta da fruta, como escolher o suco de caixinha mais saudável?
Benefícios da castanha-de-caju: o que acontece com o seu corpo se consumir a quantidade certa por dia