• Entrar
  • Cadastrar
Esse benefício secreto do caju (que poucos sabem!) é muito bom pra saúde

O caju é uma fruta nutritiva que oferece inúmeros benefícios à saúde. Mas você sabia que ela também pode te deixar mais feliz? Entenda o porquê! 

Fruta tem efeito calmante e melhora o humor. (créditos: Shutterstock)

O caju é uma fruta tropical conhecida por auxiliar no bom funcionamento do intestino. Ele é rico em fibras, vitaminas, aminoácidos e minerais essenciais como ferro e zinco. Devido ao seu alto valor nutricional, não é de se espantar que o alimento ofereça uma série de benefícios à saúde. O que muitas pessoas não sabem é que o caju também tem um efeito muito positivo na saúde mental.

Em resumo, podemos dizer que consumir a fruta pode te deixar mais calmo e feliz. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? O TudoGostoso te explica todos os detalhes da relação do caju com o humor e como incluí-lo na sua alimentação.

Aminoácidos do caju estimulam a produção de substância que promovem o bem-estar

O caju contém triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, popularmente conhecido como agente da felicidade. Esse neurotransmissor tem a função de transmitir informações entre as células nervosas relacionadas aos sentimentos de satisfação e bem-estar. Além disso, a serotonina também regula o humor, sono, libido, apetite, ritmo cardíaco e sensibilidade, bem como outras funções cognitivas. Quando os seus níveis estão baixos, o indivíduo pode apresentar problemas de concentração, aprendizado, memória e se sentir mais mal-humorado, estressado e deprimido.

O caju também é fonte de vitaminas do complexo B. Esse conjunto de nutrientes desempenham um papel importante em diversas funções cerebrais. A vitamina B1 ( tiamina), por exemplo, está diretamente ligada à saúde mental, auxiliando na memória e combate ao estresse e depressão. Já a B6 é uma das precursoras da serotonina e ainda está associada ao controle dos sintomas de ansiedade.

Como incluir o caju na alimentação?

O caju pode ser consumido in natura ou no preparo de receitas doces e salgadas, como bolos, sucos, geleias, doces e até moqueca. Além da polpa, você também pode aproveitar a sua castanha, que por sinal é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo ômega 3, proteínas, fibras e minerais como fósforo, zinco, ferro e cobre.

O caju pode ser consumido todos os dias sem nenhum problema. A única recomendação é não comer mais do que 3 unidades por dia. Mesmo com muitos benefícios, o caju é uma fruta considerada calórica.

Veja também:

Quais os benefícios do suco de caju com limão?
Como fazer creme de leite de castanha de caju: receita vegana
Receitas com castanha de caju: opções doces e salgadas

Temas relacionados