• Entrar
  • Cadastrar
Esse benefício secreto da castanha de caju (que poucos sabem!) é muito bom pra saúde

As castanhas de caju estão entre as oleaginosas mais queridas dos brasileiros, mas 'escondem' um benefício conhecido por poucos. 

Castanha de caju: aprenda o benefício poderoso e pouco conhecido dessa oleaginosa (Foto: Shutterstock)

O consumo regular de oleaginosas em geral é repleto de vantagens para nosso corpo, mas a castanha de caju, originária da fruta genuinamente brasileira, tem um benefício que poucos conhecem.

De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, uma porção de castanhas (30 gramas) por dia está associada a uma redução de 17% no risco de depressão. Essa quantidade é equivalente a 15 castanhas de caju, em média. Quer entender melhor essa relação?

O TudoGostoso te explica a seguir quais são os principais nutrientes presentes na castanha de caju que se relacionam com esse poderoso e pouco conhecido benefício.

Castanhas de caju têm ômega 3

O teor de ômega 3 das castanhas de caju é um dos fatores que a torna de notável interesse quando se estuda a depressão. Esse ácido graxo é essencial para a função e o desenvolvimento do cérebro, pois estimula o fluxo sanguíneo da região e tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que pode atenuar o risco de depressão.

Triptofano também se destaca na composição natural dessa castanha

Essa parte nutritiva e deliciosa do caju também ganhou atenção pelo seu potencial para aliviar os sintomas depressivos devido ao seu elevado teor de triptofano. Esse aminoácido atua como precursor da serotonina, popularmente conhecida como “hormônio da felicidade” e que pode melhorar o humor e potencialmente reduzir as taxas de depressão, além de desempenhar um papel na regulação do sono.

Os efeitos antidepressivos do triptofano resultam de seu impacto positivo na neuroinflamação, no stress crônico e na regulação da microbiota intestinal.

Deficiência de magnésio, mineral presente na castanha de caju, está associada à depressão

Um dos minerais presentes na castanha de caju é o magnésio: cerca de 28g dessa oleaginosa trazem 82mg desse mineral, o que equivale a quase 30% do valor diário recomendado para mulheres (315 mg, em média) e 20% da recomendação diária para homens (400 a 420 mg). A presença do magnésio na dieta é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, evitando o risco de ansiedade e depressão.

Gostou de conhecer mais desse pouco conhecido benefício da castanha de caju? Então inclua já esse delicioso ingrediente em sua alimentação. Para mais conteúdos sobre bem-estar e nutrição, acompanhe as publicações do TudoGostoso.

Veja mais:

- Requeijão caseiro de castanha de caju? Dica saudável de nutri vale até para o estrogonofe

- O benefício pouco conhecido do pistache que muitos precisam e não sabem;

- Banana + Nozes: entenda a combinação poderosa dessa dupla de fruta e oleaginosa!

Temas relacionados