• Entrar
  • Cadastrar
Banana + Nozes: entenda a combinação poderosa dessa dupla de fruta e oleaginosa!

Juntas, as bananas e as nozes podem ser ainda mais eficazes para sua saúde. Nutricionista explica benefícios dessa combinação.

Banana + nozes: essa dupla tem poder surpreendente na sua dieta (Foto: Shutterstock)

Determinados alimentos ganham um verdadeiro ‘upgrade’ quando são consumidos em duplas, como é o caso do arroz e feijão, muito presente na mesa dos brasileiros, do abacate e do limão e também da banana com nozes.

“A combinação de certos alimentos é algo extremamente benéfico ao organismo, mas respeitando as necessidades individuais de cada indivíduo, logicamente. Podemos afirmar que é uma combinação que apresenta uma ação antioxidante e anti-inflamatória, em especial”, indica a nutricionista Viviana Navarro, pós-graduada pela UFRJ e com especialização em Modulação Intestinal (@vivinavarro.nutri).

Banana é uma das frutas mais nutritivas e versáteis

Apontada pela especialista como uma fruta “extremamente versátil”, a também é rica em vitaminas, como a C e a B6, assim como minerais, a exemplo de potássio, fósforo, magnésio e zinco.

“Um dos nutrientes mais comentados atualmente, presentes nesta fruta, é o triptofano, aminoácido essencial precursor da serotonina, responsável por gerar uma sensação de bem-estar, o que é extremamente benéfico para indivíduos ansiosos ou com depressão – logicamente que é necessário um acompanhamento multidisciplinar nestes dois casos e não somente via alimentação”, aponta Viviana.

Além disso, a banana é uma excelente fonte energética. “Por ser rica em carboidratos, principal fonte de energia para o corpo, sendo uma ótima opção para combinar a outros alimentos num pré-treino. E por isso também é motivo de muitas pessoas terem ‘medo’ de consumir esse alimento, em função do carboidrato, o que é um erro!”, destaca a nutricionista.

Quais são as vantagens do consumo de nozes?

E as nozes não ficam atrás em nutrientes: elas são ricas em Ômega 3, minerais como Cálcio, Cobre, Manganês, Zinco e Potássio, assim como vitaminas E, C e do complexo B.

“É um alimento antioxidante, que também contém fibras, e promove diversos benefícios à saúde, como redução do colesterol “ruim” (LDL), reduz riscos de coagulação e inflamação, dentre outros”, revela Viviana.

A nutricionista ressalta ainda a importância do consumo com moderação. “É necessário reforçar que as oleaginosas, grupo que este alimento pertence, são ricas em gorduras. Ainda que sejam fontes benéficas deste macronutriente, é necessário ter cuidado com a quantidade consumida, já que 1g de gordura possui 9 calorias (enquanto 1g de carboidratos e 1 g de proteínas possui, respectivamente, 4 calorias cada!). Porém, isso não quer dizer e seu consumo seja proibido. Tudo é uma questão de combinação adequada e quantidades calculadas para a necessidade de cada indivíduo”, aponta.

Banana + nozes: Qual consumo indicado por dia?

Viviana destaca que essa combinação é indicada para tarde ou final da manhã. “2 unidades de nozes possuem cerca de 65 calorias e o macronutriente mais presente é a gordura, com 6g nesta porção. Ou seja, não é bom exagerar, moderação sempre. Pode ser uma boa opção nos lanches intermediários, combinadas a uma banana”, orienta.

Veja mais:

- Banana na airfryer: ‘mágica’ acontece com a fruta nesse modo de preparo!

- Pitaya: saiba porque essa fruta é uma explosão de cor, sabor e nutrientes

Temas relacionados