A banana é uma fruta muito versátil e saudável. Rica em benefícios, conforme apontam evidências científicas, ela se populariza cada vez mais em receitas doces ou salgadas, além de ser unanimidade quando se trata de praticidade. Saborosa e docinha, a banana pura é um alimento vantajoso para o dia a dia.
No entanto, ainda que esta fruta popular seja um bastante recomendada pelos especialistas devido ao seu alto teor de fibras, potássio, vitamina B6 e vitamina C, combiná-la com certos alimentos pode não ser uma boa opção para a sua saúde.
Evite consumir esses alimentos com banana
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia e publicado na revista Food & Function já mostrou que misturar a banana com a maçã, o mirtilo, a framboesa e até mesmo o cacau no preparo de bebidas como smoothies, por exemplo, não é indicado porque a combinação reduz suas propriedades nutricionais.
O motivo apontado pelos pesquisadores é que a enzima da banana degrada os flavonóides de outras frutas. Mas não é só. Muitos nutricionistas não aconselham misturas com outros alimentos, conforme lista o Huffpost.
Isso porque a combinação da banana com determinados alimentos podem causar problemas de saúde, de má digestão, gases e até dor de cabeça. Confira 5 alimentos que não são recomendados comer com a fruta.
1. Laranja:
O primeiro alimento destacado são as laranjas. Segundo apontam os especialistas, ao misturar laranjas e bananas é possível que alguns problemas digestivos, como náuseas, e dores de cabeça sejam sentidos.
2. Carne vermelha:
Já a combinação da banana com a carne vermelha está relacionada ao teor de purinas da banana e o alto teor de proteínas da carne vermelha, explicam os especialistas. A soma dessas taxas não são adequados para consumo, pois podem causar fermentação de gases no trato digestivo.
3. Sorvete:
Para quem é fã dessa mistura (que não ama uma banana split?), uma desanimadora surpresa: o sorvete também não combina bem com banana. Essa mistura pode causar dores de estômago desconfortáveis.
4. Leite:
Acredite, o leite não é aconselhável pelos especialistas. E a principal razão está relacionada às calorias, que podem atrapalhar a dieta de perda de peso.
Uma banana média contém cerca de 105 calorias, o que não a torna um obstáculo para a dieta, mas ao adicioná-la a 250 ml de leite, que contêm 150 calorias, essa quantidade aumenta bastante.
5. Abacate:
É possível que você se surpreenda com orientação de não misturar banana com abacate, dupla perfeita em vitaminas. O motivo é simples: os dois alimentos contêm altos níveis de potássio.
A alta ingestão de potássio pode desencadear hipercalemia, excesso desse mineral no sangue.
A combinação da banana com esses alimentos deve ser cortada da dieta definitivamente?
Na verdade, essas recomendações são mais específicas para pessoas que costumam apresentar sensibilidade no sistema digestivo. Nestes casos, a combinação dos alimentos pode desencadear alguns problemas estomacais.
Não significa, no entanto, que o consumo dessas misturas são proibidos. O ideal para essas pessoas com sistema digestivo sensível é ter atenção para que essas combinações não se tornem um hábito, faça apenas ocasionalmente.
Veja mais!
Banana com estômago vazio: benefícios e malefícios de comer a fruta em jejum ou após muitas horas sem comer
5 coisas que acontecem com o corpo se você comer uma maçã por dia todos os dias?