• Entrar
  • Cadastrar
Qual é o momento ideal para comer uma banana?

Você tem o hábito de comer banana diariamente? Entenda qual é o melhor momento do dia para incluir a fruta na dieta, segundo especialista. 

A banana é uma fruta rica em nutrientes: comê-la no horário certo pode fazer diferença em sua dieta (Foto: Freepik)

A banana é, sem dúvida, uma das frutas mais populares no Brasil. Além do país ser o maior produtor da fruta, cada brasileiro consome em média 25 quilos de banana no ano, de acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, de 2022. Essa fruta é um ingrediente versátil à mesa: pode ser consumida pura, mas também é deliciosa em doces, como o pão de banana ou aquele bolo de banana delicioso.

Mas será que existe um momento melhor para saborear essa fruta? Comê-la de manhã ou à noite nem sempre tem o mesmo efeito no corpo. É o que assegura o médico Dr. Daryl Gioffre, especialista em emagrecimento.

"As bananas parecem ser a opção ideal de lanche para levar no café da manhã em qualquer lugar, mas se você analisar o assunto, perceberá que as bananas consumidas sozinhas não são uma boa ideia, pois contêm 25% de açúcar e são bastante ácidas", disse ao portal norte-americano Delish.

Mas isso não significa que você deve esquecer de uma vez por todas as bananas no café da manhã. Quer dizer apenas que você não deve comê-las sozinhas: a melhor coisa a fazer, segundo o especialista, é combiná-las com outros alimentos que ajudem a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, como muesli, iogurte ou um smoothie.

Banana pode ser uma boa opção à noite?

De acordo com um estudo publicado em 2017 na Frontiers in Behavioral Neuroscience, os prebióticos contidos na banana ajudam a combater o estresse. Então, cientificamente, desfrutar desta fruta à noite também poderia ser sinônimo de uma noite revigorante, sem pesadelos e uma melhor qualidade do sono.

“A banana pode ser consumida absolutamente à noite, com moderação, como parte de uma alimentação balanceada”, afirma a nutricionista Florence Thorez à revista “Santé Magazine”. Segundo a especialista, sua digestão demora muito, então é necessário reservar um tempo entre o final da refeição e a hora de dormir.

Por tudo isso, o horário ideal de comer banana varia de rotina para rotina: o principal é você identificar, diante dos benefícios citados acima, em quais momentos em que o consumo dela deve trazer benefícios de acordo com as suas necessidades. Em caso de dúvidas, consulte um nutricionista para conseguir uma dieta mais equilibrada com seus objetivos.

Veja mais:

- Qual segredo da famosa receita de tartar de banana de renomada chef brasileira?

- Descubra os alimentos que nunca devem ser consumidos ao mesmo tempo que as bananas.

Temas relacionados