• Entrar
  • Cadastrar
Alimentos que nunca devem ser consumidos ao mesmo tempo que bananas

A banana é uma fruta que faz muito bem para a saúde, desde que não seja consumida junto com certos alimentos. Algumas misturas podem causar mal-estar e até anular a ingestão de nutrientes. Saiba mais. 

Confira os alimentos que não podem ser consumidos juntos com a banana. (créditos: Shutterstock) 

A banana é uma fruta muito benéfica para a saúde. Ela é uma excelente fonte de nutrientes, como vitamina C, B6, magnésio, sódio e, claro, potássio. Por isso, você pode comer o alimento todos os dias sem nenhum problema, a não ser que tenha alguma contraindicação, como no caso das pessoas com diabetes.

Mesmo com tantas vantagens, o consumo da banana também requer atenção especial, principalmente quando combinado com outros alimentos. Isso porque a fruta pode ter efeitos negativos quando interage com outras comidas ou ter suas propriedades nutricionais reduzidas.

Entenda por que você não pode misturar banana com outros alimentos.

Misturar banana com outras frutas em smoothies e vitaminas reduz valor nutricional da bebida

A banana é uma fruta muito utilizada no preparo de vitaminas e smoothies. No entanto, a mistura dela com a maçã, o mirtilo, a framboesa e até mesmo o cacau para o preparo dessas bebidas não é indicado, pois a combinação reduz suas propriedades nutricionais. É o que aponta um estudo publicado na revista Food & Function, realizado pela Universidade da Califórnia.

Os pesquisadores descobriram que uma enzima da banana degrada os flavonóides de outras frutas. Para chegar a essa conclusão, eles examinaram um grupo de voluntários e perceberam que aqueles que beberam vitamina de banana com outras frutas tinham níveis 84% mais baixos de flavonoides no corpo.

Os flavonóides são nutrientes conhecidos pelas suas ações antioxidantes e benéficas para a saúde das células. Com os resultados da pesquisa, os cientistas destacam como a combinação dos alimentos pode afetar a absorção dos compostos dos alimentos.

Banana com frutas cítricas pode causar dor no estômago

Pelo mesmo motivo citado acima, combinar banana com frutas ácidas não é uma boa escolha. Alimentos cítricos são ricos em flavonóides e outros antioxidantes, como a vitamina C. A mistura de alimentos diminui o nível dessas substâncias e, consequentemente, os benefícios que elas oferecem ao corpo.

Além disso, alguns estudos mostraram que, quando consumidas juntas, a banana e as frutas cítricas aumentam a acidez do estômago e podem causar incômodos como, indigestão, dor local e náuseas, principalmente em pessoas com histórico de problemas gastrointestinais. A recomendação, neste caso, é sempre dar um intervalo de pelo menos 1 hora entre o consumo de banana e frutas cítricas.

Banana e refrigerante aumenta o risco de diabetes

Alimentos com magnésio - entre eles a banana - não devem ser consumidos juntos com refrigerantes. O ácido fosfórico contido no refrigerante anula a absorção do mineral pelo organismo, invalidando qualquer benefício que ele possa oferece ao organismo após a ingestão da fruta. A combinação também aumenta a concentração de açúcar no sangue, o que é um sinal de alerta para diabetes.

A mistura de banana e bebidas gaseificadas ainda pode provocar indigestão. O principal motivo é que a proteína da banana reage com o gás dessas bebidas, gerando uma espécie de espuma no estômago que causa azia e outros desconfortos gastrointestinais. Inclusive, é por causa dela que a maioria das pessoas têm o costume de arrotar após beber refrigerante. Só que no caso da combinação com a banana, os efeitos são bem mais sérios.

Veja também:

Quantas bananas posso comer por dia? Descubra quantidade segura da fruta para a saúde
Mito ou verdade: leite com manga faz mal?
Os benefícios de comer banana todos os dias que você não sabia

Temas relacionados