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Você pode comer uma banana todos os dias? Descubra o que acontece com o seu corpo se você consumir a fruta diariamente


A banana é uma fruta muito nutritiva que pode ser consumida de diversas maneiras. Apesar disso, muitas pessoas acreditam que o alimento engorda se consumida diariamente. Descubra a verdade sobre essa polêmica. 



A banana é uma fruta nutritiva, porém rica em açúcar e calorias. (créditos: Shutterstock)

A banana é uma fruta rica em nutrientes que oferecem uma série de benefícios à saúde. Ao mesmo tempo, ela também é conhecida por ser um alimento bastante calórico e com alto teor de açúcar. Só para você ter noção, uma banana prata média contém cerca de 105 calorias. Por isso, muitas pessoas acreditam que comer a fruta todos os dias contribui para o ganho de peso. Mas será que isso é verdade?

O TudoGostoso procurou saber sobre os impactos do consumo diário da banana e se existe alguma restrição em relação à fruta. A resposta você confere a seguir.

Afinal, pode comer banana todos os dias?

Se você não resiste a uma banana no café da manhã ou depois do almoço, pode ficar tranquilo. Não existe nenhum problema em comer a fruta todos os dias. Pelo contrário, o alimento é uma excelente fonte de nutrientes, como potássio, vitamina C, vitamina B6, fibras e antioxidantes. A banana também é uma fruta rica em fibras que ajudam a manter a saúde intestinal.

Agora, se o seu receio em comer banana todos os dias é ganhar peso por causa das calorias, é só não exagerar. Mesmo sendo rica em carboidratos e açúcar, você dificilmente vai engordar ao comer duas unidades da fruta. O que realmente faz diferença no nosso corpo é o todo, ou seja, a quantidade de calorias que você consome diariamente.

Além disso, a banana é rica em fibras que ajudam a manter a sensação de saciedade e controlar o apetite. Você sente menos fome ao longo do dia, o que contribui para uma dieta equilibrada e saudável. Portanto, sinta-se à vontade para comer banana todos os dias, desde que com moderação e equilíbrio.

Por que você deve comer banana todos os dias

As bananas são ricas em nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde do organismo. De acordo com um estudo britânico publicado pelo European Heart Journal em 2022, pessoas com uma dieta rica em potássio têm menos risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já a Associação Americana para Pesquisa do Câncer descobriu que a fruta contém propriedades anticancerígenas que podem reduzir o risco de desenvolver certos cancros gastrointestinais, particularmente os do esófago, estômago, pâncreas e vias biliares.

Entre os principais para você não deixar de incluir a banana na sua dieta, podemos destacar:

Rica em Potássio: As bananas são uma das melhores fontes de potássio, um mineral essencial para a saúde cardiovascular e dos músculos. Comer pelo menos uma banana todos os dias ajuda na prevenção de cãibras e dores musculares.

Boa Fonte de Vitaminas e Minerais: Além do potássio, as bananas contêm vitaminas C e B6, além de minerais como magnésio e manganês.

Fibras: As bananas contêm fibras solúveis e insolúveis, contribuindo para a regulação do sistema digestivo.

Fonte de Energia Natural: A banana é uma boa fonte de carboidratos naturais, incluindo açúcares naturais que são fontes de energia. Por isso, vale a pena consumir a fruta antes da prática de atividade física.

Ajuda na Saciedade: As fibras presentes nas bananas prolongam a sensação de saciedade, o que pode ser útil para o controle do peso.

Além de serem nutritivas, as bananas são fáceis de transportar e são uma opção de lanche prático. Se você quer saber maneiras de incluir a banana na sua alimentação, o TudoGostoso tem uma série de receitas feitas com a fruta para você experimentar em casa. São diversas opções de sobremesas e outros pratos doces e salgados simples de fazer e deliciosos.

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