• Entrar
  • Cadastrar
Se você tem 5 bananas, faça essa sobremesa rápida e perfeita para matar a vontade de um docinho

Essa receita simples com banana pode ser usada como sobremesa sozinha ou ser incrementada para deixar o doce ainda melhor

Você ainda replicar essa receita com a quantidade de bananas que tiver em casa, é só adaptar a proporção dos ingredientes (Créditos: Shutterstock e TudoGostoso/Eliane Oliveira)

A banana é uma fruta cheia de benefícios e muito amada pelos brasileiros. Ela é ótima como lanche da tarde, como ingrediente chave das receitas fit e como protagonista em sobremesas com banana irresistíveis que vão da cuca à banoffee. Se você adora essa fruta e sempre tem um pouco dela em casa, vai adorar conhecer essa receita de sobremesa rápida de banana.

Estamos falando do doce de banana, uma sobremesa gelada que leva apenas dois ingredientes e ainda pode ser usada no preparo de outros doces. Quer receita mais perfeita que essa? Confira no TudoGostoso o passo a passo para preparar essa sobremesa deliciosa e veja dicas de como incrementar e fazer mais receitas com o doce caseiro.

Como fazer a receita de doce de banana?

Usar 5 bananas rende uma porção razoável do doce para durar bem e poder até incluir em outras receitas. Mas se quiser um doce rápido só para você comer em um dia pode fazer com menos bananas. O oposto também vale e pode aumentar a quantidade para adoçar o dia da família toda.

Ingredientes

  • 5 bananas nanicas maduras
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • gotas de suco de limão espremido (opcional)

Modo de preparo

  1. Corte e amasse as bananas usando um garfo até virar uma massa.
  2. Passe as bananas amassadas para uma panela.
  3. Adicione o açúcar e, se quiser, bote algumas gotas de limão espremido para dar uma leve acidez.
  4. Cozinhe em fogo médio sempre mexendo até que o caramelo do fundo comece a soltar do fundo da panela.
  5. Quando estiver pronto, passe para uma compoteira ou pote de vidro bem higienizado.
  6. Deixe o doce de banana na geladeira e sirva gelado.

Como usar o doce de banana em outras sobremesas?

O doce de banana pode ser consumido como sobremesa pura, só pegar uma colher e curtir direto ou botar em cima de torradas ou biscoitos. Mas você também pode aproveitar essa compota de banana com outras receitas mais completas, como a delícia gelada de banana. Nessa receita de sobremesa de travessa, você deve colocar o doce de banana no fundo como a primeira camada. Por cima vai um merengue feito com 3 colheres (sopa) de amido de milho, 2 latas de leite condensado, 5 gemas e 700ml de leite.

Os quatro ingredientes são batidos no liquidificador e depois levados ao fogo até engrossar. Depois de frio é só cobrir o doce de banana. Por cima de tudo você pode colocar ainda uma camada de clara em neve batida com creme de leite para formar um tipo de glacê. Depois de levar ao congelador por alguns minutos já terá um doce muito refrescante e saboroso com doce de banana. Dica: experimente triturar um pacote de biscoito e jogar por cima para dar um crocante como se fosse um pavê de banana.

Veja mais:
Quer fazer a banana durar mais? Truque fácil e imbatível evita o desperdício
Você sabe o que são os pontinhos pretos nas bananas?
Guia dos tipos de banana: saiba diferenciar nanica, prata, maçã, ouro e da terra e aprenda quando usar cada uma

Temas relacionados