• Entrar
  • Cadastrar
Sobremesa econômica de banana: essa é a receita que eu faço quando estou com vontade de doce, mas não quero ir no mercado
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Essa sobremesa feita com ingredientes que você já tem em casa fica uma delícia

Sobremesa econômica de banana: essa é a receita que eu faço quando estou com vontade de doce, mas não quero ir no mercado

Fácil de fazer, essa sobremesa gelada é perfeita para se refrescar no calor (Créditos: Reprodução / YouTube @IsamaraAmancio)

A banana é uma fruta que está muito presente na rotina dos brasileiros, seja frita no lanche da tarde, no prato de comida ou acompanhando um iogurte com granola no café da manhã. Por ser muito versátil, essa fruta nutritiva e benéfica para a saúde pode ser utilizada em diversas receitas, incluindo sobremesas. Pensando nisso, trouxemos uma sobremesa de banana simples que ficou famosa no canal da Isamara Amâncio no YouTube.

Feita com poucos ingredientes, essa é uma daquelas receitas em que nem é preciso passar no mercado para comprar nada, você provavelmente vai encontrar tudo o que precisa no armário ou na despensa. Sirva essa maravilha bem gelada que todo mundo vai gostar!

Receita de sobremesa econômica de banana

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 7 ou 8 bananas maduras (prata ou nanica)
  • 1/4 xícara (chá) do doce de banana caramelizada
  • 3 xícaras (chá) de leite 630 ml
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite
  • 5 colheres (sopa) rasa de amido de milho
  • 150 g de biscoito tipo maisena
  • 1/2 colher (sopa) de chocolate em pó 50% peneirado

Modo de preparo

  1. Comece caramelizando a banana: acrescente uma xícara de açúcar na panela e deixe derreter até virar um caramelo
  2. Adicione a banana picada aos poucos e misture até a fruta ficar completamente envolvida no caramelo
  3. Reserve em um recipiente para desocupar a panela, ela será utilizada para fazer o creme; não precisa lavar
  4. Em um liquidificador, coloque 1/4 xícara (chá) da banana caramelizada, o leite, o açúcar, o creme de leite e o amido de milho
  5. Deixe bater por uns 2 minutos para obter uma mistura homogênea
  6. Despeje a mistura na panela e deixe cozinhar em fogo médio
  7. Continue mexendo bem até o creme engrossar
  8. Em uma travessa, coloque um pouco do creme e depois faça uma camada com biscoito
  9. Por cima do biscoito, coloque metade do doce de banana e faça outra camada de biscoito
  10. Repita o processo e finalize com o creme
  11. Espalhe bem a última camada para dar um acabamento
  12. Polvilhe o cacau em pó e leve para gelar de 4 a 6 horas

Veja mais:

Nada de tirar a casca: como congelar bananas do jeito mais fácil
Faço essa mousse de banana cremosa, rápida e fácil toda semana há 3 anos, desde que aprendi a receita com uma amiga portuguesa

Temas relacionados