• Entrar
  • Cadastrar
Novo estudo determina o número de frutas que devem ser consumidas por dia para baixar o colesterol

Cientistas sugerem a ingestão de uma quantidade de frutas por dia diferente da Organização Mundial da Saúde. Saiba mais sobre o assunto no TudoGostoso

Afinal, quantas frutas você precisa comer por dia? (Créditos: Shutterstock)

Há anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 400g de fruta e verduras, que é o equivalente a até cinco porções de alimento, por dia. Ricas em vitaminas, minerais e compostos bioativos, que são nutrientes importantíssimos para o funcionamento do nosso corpo, as frutas são alimentos fundamentais para uma dieta saudável.

No entanto, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition sugere uma quantidade diária diferente da OMS para baixar o colesterol. Ficou curioso? O TudoGostoso te contar tudo que você precisa saber o assunto.

Quantas frutas comer por dia para baixar o colesterol?

A pesquisa, que contou com 40 voluntários, avaliou o impacto que o consumo de maçãs poderia ter na saúde de pessoas com colesterol elevado ou outros fatores de risco para doenças cardiovasculares. O resultado? As pessoas que comeram duas maçãs por dia durante dois meses viu seu "colesterol ruim" (LDL) baixar.

A maçã é uma fruta muito benéfica para a saúde. Ela contém vitamina A, vitamina E, vitamina K, cálcio, fósforo e potássio, dentre outros nutrientes. Entretanto, os cientistas associaram o colesterol mais baixo às fibras do alimento - e, em particular, à pectina -, pois o suco de maçã, que não possui fibras, não tem o mesmo efeito no organismo.

Outro fator importante para a saúde cardiovascular, segundos os autores do estudo, são os polifenois, um antioxidante que relaxa os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial. As vantagens de incluir a maçã na sua aliementação, porém, não acabam por aí. Descubra outros benefícios da fruta e receitas no TudoGostoso.

Veja mais!
O que acontece com o corpo se comer 2 bananas por dia?
Guaraná muito além da energia: cientistas brasileiros veem na planta benefícios para a nossa saúde mental

Temas relacionados