• Entrar
  • Cadastrar
O açúcar das frutas engorda menos por ser natural? Entenda o impacto da substância no seu corpo e saúde!

O açúcar natural pode ser uma boa alternativa para quem quer perder peso? Descubra agora!

Fique de olho na frutose se o seu objetivo é emagrecer! (Créditos: Shutterstock)

O açúcar comum possui muitos malefícios, mas e quanto ao açúcar natural que é obtido a partir das frutas? Será que essa é uma opção mais saudável e que engorda menos? A verdade é que existem algumas diferenças entre eles e podem te surpreender! Veja no TudoGostoso como esse tipo de açúcar impacta no seu corpo e bem-estar!

O açúcar das frutas frutas engorda menos?

O açúcar encontrado nas frutas é natural e vem acompanhado de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que são benéficos para a saúde. No entanto, ele ainda contribui para a ingestão total de calorias, assim como qualquer outra fonte de açúcar. A diferença entre o açúcar das frutas e o açúcar adicionado em alimentos processados é que as frutas contêm uma quantidade significativa de fibras, o que pode ajudar a diminuir a absorção do açúcar e evitar picos rápidos nos níveis de glicose no sangue, além de ajudar na saciedade. Ele possui menos conservantes e aditivos químicos, sendo mais saudável, mas seu uso deve ser moderado.

Por que não pode consumir a frutose em excesso?

Mesmo sendo uma opção mais saudável devido aos seus nutrientes, a frutose pode ser prejudicial se consumida em excesso. Ingerir em grandes quantidades pode resultar em um aumento do peso e problemas na saúde metabólica. Para algumas pessoas, pode causar desconforto gastrointestinal, como inchaço, gases ou diarreia, especialmente se forem consumidas em grandes quantidades e de uma só vez. Outras doenças associadas ao uso excessivo de frutas são as cáries dentárias e diabetes tipo 2.

Quanto de açúcar consumir por dia?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão de açúcar é de 25 gramas por dia para um adulto de peso médio, algo em torno de 2 colheres de sopa de açúcar. É sempre recomendado consultar um profissional de saúde ou um nutricionista para obter orientações personalizadas com base em suas necessidades individuais. Em geral, é importante limitar o consumo de alimentos e bebidas açucaradas e priorizar alimentos integrais e naturais. Além de seguir essa dieta equilibrada, fazer exercícios físicos com frequência ajuda a queimar as calorias obtidas.



Veja mais

Couve-flor tem um benefício surpreendente e importante para a saúde que quase ninguém sabe!
Benefícios da abóbora cozida: é isso que acontece com o seu corpo se comer uma xícara por dia
10 boas razões para incluir chocolate amargo na sua dieta, segundo nutróloga

Temas relacionados