Você sabe quais alimentos não são permitidos durante a gestação? Confira!
A alimentação é uma parte muito importante na vida de qualquer um, mas quando se está grávida, a alimentação saudável é importante não só para a sua vida. Por isso, alguns cuidados são necessários! O TudoGostoso está aqui para te ajudar nessa etapa tão linda!
Alimentos proibidos para grávidas
É possível que alguns dos seus hábitos alimentares precisem ser mudados durante a gestação, e talvez seja necessário abrir mão de algumas receitas que você ama muito. Venha ver 5 alimentos que são proibidos durante a gestação:
Adeus, happy hour!
Com certeza já te falaram que não pode ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez, não é mesmo? E nada de tentar fugir dessa regra, não! A gente sabe como é difícil chegar naquela sexta-feira e não poder tomar uma caipirinha com os amigos, mas o álcool pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Por isso, substitua os drinques alcoólicos por um coquetel de frutas. Uma delícia!
Carne malpassada no churrasco? Nem pensar!
E a gente não tá falando só de carne vermelha, não! No entanto, carne malpassada precisa ser deixada de lado, já que elas podem transmitir o parasita da toxoplasmose. O mesmo serve para ovos crus, que podem estar contaminados com bactérias. Por isso, evite molhos caseiros à base de ovo como maionese e molho holandês. Isso também vale para as sobremesas que levam ovo cru, como as mousses.
É importante se alimentar de maneira saudável e saber quais alimentos devem ser evitados durante a gravidez.
Peixe cru: nem pensar
Os peixes possuem diversos benefícios para a saúde, inclusive são excelentes fontes de ômega 3, um nutriente importante para o funcionamento cerebral do feto. Mas apesar disso, peixes crus apresentam um alto risco de contaminação, ainda mais se você não souber a procedência.
Leite e derivados não pasteurizados
O leite de vaca cru precisa ser evitado a todo custo, mesmo fervido! Como ele não passou por um processo de pasteurização, pode conter muitas bactérias nocivas para a saúde tanto da mamãe quanto do bebê.
Isso também serve para os queijos frescos e moles, como é o caso do minas frescal. Dê preferência para queijos processados como cheddar, mussarela e cream cheese.
Café pode?
Calma, mamães de plantão! Vocês não precisam largar o café durante a gestação, mas é preciso consumi-lo com uma certa cautela. Agora não é mais a hora de tomar 5 xícaras por dia, não. Além do seu sono ser muito precioso para o desenvolvimento saudável do seu filho, a cafeína em excesso é uma das causas do nascimento prematuro.
Lembre-se que a cafeína não está presente somente nos cafés não: tem cafeína nos refrigerantes, também nos chás pretos e no chimarrão.
Mesmo depois dessas dicas, não deixe de consultar um médico especialista!