• Entrar
  • Cadastrar
Quantas bananas posso comer por dia? Descubra quantidade segura da fruta para a saúde

A banana é uma fruta saborosa e nutritiva, mas consumo em excesso pode trazer riscos para a saúde. Entenda melhor a seguir.  

Comer muitas bananas por dia pode aumentar as taxas de potássio no sangue e prejudicar saúde cardiovascular. (créditos: Shutterstock)

A banana é uma fruta deliciosa e que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Ela é fonte de energia, rica em fibras e está associada ao fortalecimento dos ossos e dos músculos. No entanto, apesar de ser bastante nutritiva, os especialistas não recomendam comer muitas unidades de banana por dia. Isso porque o consumo em excesso aumenta os níveis de potássio no organismo, o que pode desencadear alterações no ritmo cardíaco e paralisia dos nervos.

Entenda melhor por que comer muita banana por dia faz mal e qual a quantidade recomendada.

Consumo excessivo de banana pode afetar a saúde cardiovascular

O consumo exagerado de bananas leva ao excesso de potássio no sangue, uma situação conhecida como hipercalemia. Embora o mineral seja um dos nutrientes mais importantes para o bem-estar do corpo, a presença em níveis elevados pode causar sintomas de arritmias e até ataques cardíacos. É claro que para chegar a esse ponto você precisa comer quantidades absurdas da fruta. Porém, se a sua alimentação já for rica em potássio, é importante ficar atento. Além disso, pessoas com histórico de distúrbios renais, transplantadas e que façam uso de medicamentos à base do nutriente devem ter ainda maior controle, pois retém.

Mesmo com os riscos do excesso de potássio no organismo, não significa que você deve parar de comer banana diariamente. Pelo contrário, a fruta oferece diversos benefícios à saúde e não faltam motivos para incluí-la no seu cardápio. O único cuidado é não comer muitas unidades. O ideal é não extrapolar o limite de 3 por dia.

Benefícios de comer banana todos os dias

As bananas são fontes de nutrientes e vitaminas importantes para a manutenção da saúde. Por ser rica em potássio, a fruta é uma grande aliada da saúde cardiovascular e dos músculos. Ela também contém vitaminas C e B6, duas substâncias que fortalecem o sistema imunológico.

Outra característica da banana é a presença de fibras solúveis e insolúveis. Essas substâncias auxiliam no funcionamento do intestino e ainda prolongam a sensação de saciedade. Não podemos esquecer que a fruta também é uma importante fonte de energia. Por isso, vale a pena consumir, pelo menos, uma unidade antes da prática de atividade física.

Veja também:

Alimentos ricos em potássio: confira opções para prevenir a pressão alta e regular o metabolismo
Banana reduz cãibra? Engorda? Nutricionista zera dúvidas sobre a fruta queridinha das receitas fit

Temas relacionados