A banana é a fruta versátil que pode ser consumida in natura ou adicionada em receitas de bolos, sobremesas, vitaminas e até mesmo na farofa. Se não bastasse ser uma delícia, ela também é muito nutritiva, sendo uma das maiores fontes de potássio, um mineral extremamente importante para a saúde dos músculos, ossos e coração. Portanto, não faltam motivos para incluir a fruta na nossa alimentação.
No entanto, há quem não goste de consumir a banana madura, seja pelo gosto mais doce ou pela aparência. Isso porque, com o passar do tempo, a sua casca começa a ficar cheia de manchas pretas, o que faz com que algumas pessoas acreditem que o alimento não está bom para o consumo. Mas será que o nível de maturação da fruta tem impacto na nossa saúde? A nutricionista Corinne Fernandez tem a resposta.
Faz mal comer banana bem madura?
A princípio, não há nenhum problema em comer banana madura. De acordo com a nutricionista, a fruta madura não faz mal à saúde, mesmo se ela estiver com a casca toda preta. Só é preciso ficar atento caso haja alguma mancha de mofo ou a polpa estiver muito marrom e com um cheiro ruim. Esses são alguns dos sinais que indicam que a fruta pode estar apodrecendo, explica a profissional.
A banana madura chama atenção, principalmente, pelas manchas pretas na casca. Esse escurecimento acontece devido algumas enzimas que sobre os amidos presentes nas bananas, convertendo-os em açúcares mais simples. Por isso, quanto mais avançado o amadurecimento da banana, mais doce e macia ela fica.
Os benefícios da banana não mudam à medida que ela envelhece. A única diferença é que as bananas verdes contêm uma quantidade maior de amido e menos açúcares em comparação com as maduras. Esse amido corresponde a biomassa da fruta e é uma ótima fonte de fibras. Contudo, em termos de nutrientes, os benefícios permanecem os mesmos.
Diabéticos devem evitar comer banana madura
Embora o consumo de banana madura não faça mal à saúde, pessoas diabéticas devem evitar comer a fruta nesse estado. Como já foi dito anteriormente, bananas maduras contêm os chamados carboidratos simples, ou seja, açúcares rápidos que aumentam o índice glicêmico. Dessa forma, a fruta tende a elevar os níveis de açúcar no sangue.
As bananas maduras ainda têm a desvantagem de terem menos fibras por conta da perda de biomassa. São justamente as fibras que evitam os picos de glicose no sangue. Agora, se você é diabético e só tiver bananas maduras na fruteira, o ideal é comer só uma unidade e, de preferência, que não seja muito grande. Outra dica é combinar a fruta com alimentos ricos em fibras ou proteínas. Isso ajuda a reduzir o impacto da banana na glicose. A aveia é uma ótima escolha.
Veja também:
Você pode comer uma banana todos os dias? Descubra o que acontece com o seu corpo se você consumir a fruta diariamente
Veja por que é benéfico amassar uma banana antes de comê-la