• Entrar
  • Cadastrar
Veja por que é benéfico amassar uma banana antes de comê-la

Banana é saudável em qualquer formato, mas comer desta maneira em particular deixa ela ainda mais nutritiva

Descubra quais são as vantagens de comer banana amassada (Créditos: Shutterstock)

Comer uma banana todos os dias traz muitos benefícios para a saúde. Mas, se você quiser todos os nutrientes desta fruta, não basta simplesmente pegar e comer direto. Assim como jogar casca de banana fora é um desperdício do potencial dessa parte do alimento, consumir a banana pura e inteira não é a melhor maneira de comê-la para tirar todo o seu potencial.

Da mesma forma que a beterraba perde nutrientes ao cozinhar e tem um jeito certo para aproveitar, o mais recomendado com a banana é amassar antes de comer. Mas por que isso faz tanta diferença? Descubra no TudoGostoso por que é benéfico amassar uma banana antes de comê-la e passe a tirar ainda mais proveito da fruta.

Quais são os benefícios da banana?

Antes de entender a melhor maneira de consumir banana, precisamos falar sobre o poder que a fruta tem pura. A banana é principalmente rica em potássio, fundamental para o equilíbrio do corpo, neutralizando o pH, controlando os níveis de estresse, ajudando a eliminar o cálcio da urina, entre outros. Ela também tem fibras em grande quantidade, indispensável para o intestino funcionar como deve e regular a absorção de açúcar e gordura.

Entre os benefícios de comer banana todos os dias ainda têm a prevenção de doenças cardíacas, o aumento da saciedade, o fornecimento de energia e o poderoso efeito antioxidante. Por causa da união de nutrientes como manganês e vitamina C, a banana garante uma boa quantidade de antioxidantes no nosso corpo, vital para combater radicais livres e diminuir o envelhecimento das células.

Por que você deve amassar uma banana antes de comer?

Todos esses benefícios surgem só de comer uma banana pura na hora. Mas amassar a fruta aumenta o poder desses nutrientes, especialmente os antioxidantes. Ao amassar a banana, você ativa um processo de oxidação que faz com que a fruta libere mais antioxidantes. Ao consumir a fruta desta maneira, todos esses antioxidantes são muito bem aproveitados pelo organismo. O intestino em particular, que usa bastante fibras e antioxidantes, se beneficia com essa mudança e a fruta vira praticamente um prebiótico.

A diferença não é alarmante, mas amassar a banana antes de comer é tão simples que vale a pena para conseguir umas vantagens a mais que a própria fruta tem. Se quiser aproveitar ainda mais essa vantagem, a dica é amassar a banana na véspera de quando pretende comer e guardá-la em um pote bem fechado na geladeira. Assim ela vai ficar geladinha e cremosa, parecendo com um iogurte e você pode se deleitar nesta receita com banana simples no dia seguinte. Pode comer pura ou adicionar outras frutas, aveia ou nozes se quiser uma refeição ainda mais saudável.

Veja mais:
Quantas bananas posso comer por dia? Descubra quantidade segura da fruta para a saúde
Se você tem 5 bananas, faça essa sobremesa rápida e perfeita para matar a vontade de um docinho
Se você faz isso com limão, está jogando fora um importante nutriente

Temas relacionados