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Maçã ou banana: o que é melhor para sua saúde? Esta nutricionista decide

Comer maçã e banana todos os dias faz bem á saúde. Mas em uma disputa para saber qual a mais saudável, quem será que leva a melhor? Descubra com o TudoGostoso. 

As duas frutas são repletas de benefícios. (créditos: Shutterstock) 

A maçã e a banana são duas das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Ambas são deliciosas, nutritivas e podem ser consumidas in natura ou cozidas. Além disso, as duas combinam com diversas receitas de doces, bolos, tortas e recheios. Mas você sabe dizer qual delas oferece mais benefícios para a saúde? Segundo a nutricionista francesa Stéphanie Drieu, tudo depende das necessidades de cada indivíduo, ou seja, se para alguns a banana é a melhor escolha para o dia a dia, para outros a maçã é mais vantajosa.

Conheça os pontos fortes da maçã e da banana e descubra qual é a mais saudável para sua saúde.

Banana é rica em minerais e fibras alimentares

A banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros. Ela é conhecida por ser uma das mais poderosas fontes de potássio, um mineral que auxilia na saúde cardiovascular e fortalece os ossos e a musculatura. Para você ter uma noção, comer uma unidade de tamanho médio fornece quase 9% das necessidades diárias de potássio de uma pessoa. A banana também contém magnésio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, vitamina C e triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

Outra vantagem de consumir bananas todos os dias está nas suas fibras. Esses nutrientes regulam o trânsito intestinal e ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. “Mesmo que haja um pouco mais de açúcar na banana, ele se distribui mais lentamente no corpo”, afirma a nutricionista. Inclusive, estudos sugerem que a fruta é uma aliada no controle e prevenção da diabetes tipo 2. Já os seus carboidratos fornecem energia para o corpo, o que torna o alimento uma ótima opção para o café da manhã e pré-treino.

Maçã é fonte de antioxidantes e faz bem ao cérebro

A maçã é uma fruta com alto potencial antioxidante. Ela é rica em polifenóis, flavonóides e quercetina, uma substância muito benéfica para o cérebro. O composto combate os radicais livres e reduz a morte celular causada pela oxidação dos neurônios, contribuindo para a prevenção de doenças como Mal de Alzheimer e Parkinson. Por isso, a maçã é considerada uma grande aliada do sistema nervoso central.

Embora não seja tão rica em fibras quanto a banana, a maçã também tem efeitos positivos no sistema gastrointestinal. Seus compostos bioativos contribuem para a saúde da flora intestinal e reduzem problemas como constipação e diarreias. A maçã também é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como cálcio, fósforo e potássio.

Contudo, a nutricionista destaca que para usufruir de todos esses benefícios, o ideal é dar preferência às maçãs orgânicas. Isso porque ela é uma das frutas com maior teor de agrotóxicos. “Em média, a maçã passa de 35 a 40 tratamentos durante seu tempo de produção. No orgânico, pelo menos não haverá produtos sintéticos pesticidas", específica.

Banana ou maçã: qual a melhor escolha para o dia a dia?

De acordo com a nutricionista, na briga para saber quem é mais saudável não existe um vencedor. Ela destaca que a maçã contém mais antioxidantes, enquanto a banana possui mais sais minerais. Portanto, o resultado final dá empate. Se você precisar escolher entre as duas, a recomendação é considerar as propriedades de cada uma e o que elas têm a oferecer.

Pessoas idosas são muito beneficiadas pelo consumo de banana devido seu alto teor de potássio. Já as fibras da fruta podem ajudar quem lida com prisão de ventre e diabéticos. “Se você estiver com fome, coma uma banana que a saciedade durará mais tempo”, destaca a nutricionista.

A maçã, por sua vez, é ótima para quem tem problemas de estômago. Ela protege a mucosa gástrica e neutraliza a acidez do estômago, o que ajuda a controlar quadros de gastrite e úlceras. Por conta dos seus antioxidantes que protegem as células cerebrais, a fruta também é muito recomendada para os idosos.

Se você quer aproveitar de todos esses benefícios, passe a incluir a banana e a maçã na sua alimentação. As duas podem ser consumidas todos os dias sem nenhum problema. Você comer cada uma separadamente ou preparar saladas de frutas para saborear na sobremesa ou ao longo do dia. Frutas são sempre bem-vindas no cardápio.

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