O consumo de alimentos orgânicos tem aumentado bastante nos últimos anos em todo o país. O principal motivo é a busca por uma alimentação mais saudável e isenta de contaminantes químicos que, a longo prazo, podem trazer prejuízos tanto a saúde humana, quanto para o meio ambiente. O problema é que, mesmo com tantas vantagens, os alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos são, em média, 30% mais caros do que os oriundo da agricultura convencional.
Se você tem interesse em investir em uma alimentação livre de resíduos químicos, o TudoGostoso foi atrás de descobrir quais são os alimentos que realmente valem o investimento. Confira!
Priorize as frutas e legumes na hora de investir em produtos orgânicos
Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os alimentos com maior quantidade de agrotóxicos no Brasil são as frutas e legumes. Dentro dessas categorias, os que apresentam maior teor de contaminação são:
- Pimentão
- Morango
- Pepino
- Tomate
- Cenoura
- Abacaxi
- Alho
- Batata doce
- Beterraba
- Mamão
Esses dados fazem parte do Programa de Análise de Resíduos em Alimentos (PARA), que anualmente avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor. De acordo com a Anvisa, esses alimentos possuem uma concentração de resíduos químicos acima do limite permitido, o que pode levar a efeitos adversos à saúde a longo prazo. Portanto, se você quer incluir no seu cardápio alimentos orgânicos, mas ainda não consegue arcar com o preço desses produtos, a dica é dar prioridade as frutas e legumes citados nesta lista.
Por que alimentos orgânicos custam mais caro?
Diferente da agricultura convencional, a produção orgânica não é feita em grande escala, mas em pequenas propriedades. Por não usar agrotóxicos ou qualquer químico, o trabalho de controle de pragas é bem maior, o que exige mais investimento por parte dos produtores rurais. Além disso, a colheita demoram mais do que de um produto convencional. Consequentemente, a oferta de produtos orgânicos é menor que a agricultura tradicional.
Todos esses fatores que citamos acabam encarecendo os produtos orgânicos. A produção livre de agrotóxicos também tem um forte compromisso com o meio ambiente. As propriedades de orgânicos não podem contaminar o solo, o ar e a água da região. Tudo isso requer uma boa estrutura e mão de obra.
Outro fator que influencia no preço dos orgânicos é que o mercado ainda é muito pequeno. Só 1,8% da produção nacional é livre de agrotóxicos. A maioria ainda é administrada por agricultores familiares.
Veja também:
Agrotóxicos nos alimentos: como higienizar os mais expostos
Faça sua horta caseira com materiais que você tem em casa