Consumir uma colher de azeite todos os dias na alimentação pode trazer vários benefícios para a saúde. Além de ser o melhor óleo para usar na cozinha, o azeite tem anti-inflamatórios e antioxidantes poderosos e, em pequenas doses, ajuda na saúde do coração e na proteção das nossas células. Mas, infelizmente, a produção do azeite caiu nos últimos anos e o azeite já está mais caro do que o ano passado e essa tendência de alta nos preços não deve mudar.
Comprar azeite de oliva toda hora agora pesa e muito no bolso e cada ida no mercado é um novo susto. Trocar por marcas mais baratas pode ajudar, mas ainda assim é preciso ter cuidado com azeite fraudado nos mercados. A opção que sobra, então, é trocar o azeite por outros tipos de gorduras e óleos vegetais. Mas qual seria então o melhor substituto para o azeite? Enquanto o preço não cai, o TudoGostoso indica os melhores óleos para comprar no lugar do azeite de oliva extra virgem.
Quais são os melhores substitutos para o azeite?
O azeite de oliva e os óleos vegetais podem ser substituídos entre si com relativa facilidade, mas é importante conhecer as características de cada um para escolher os melhores para cada caso.
Óleo de abacate
O óleo de abacate extra virgem é um dos substitutos mais saudáveis para azeite. Ele aproveita os benefícios do abacate e sua gordura saudável, como as propriedades antioxidantes e a capacidade de reduzir o chamado colesterol ruim. Ele ainda é rico em vitamina E e vitamina C, bons para combater infecções, inflamações e doenças em gerais, além de magnésio e potássio que fazem bem para o coração.
Seu ponto de fumaça é altíssimo, de 270ºC, que supera com folga o azeite e é perfeito para fazer frituras sem perder nutrientes. O lado negativo é que o óleo de abacate extra virgem não é muito barato e pode se equiparar ao azeite dependendo da marca. Mas, com a alta do azeite, ainda pode ser acessível se souber onde comprar.
Óleo de coco
O óleo de coco é um óleo vegetal mais conhecido, já muito usado em receitas por si só. Apesar de ser tirado do coco, ele não tem gosto da fruta e ainda é muito suave. O óleo de coco é uma alternativa igualmente saudável ao azeite e chega a ser considerado um superalimento por ser fonte de muitas vitaminas e minerais.
Além dos antioxidantes e da capacidade de controlar os níveis de colesterol, o óleo de coco tem uma boa quantidade de ácido láurico, um antimicrobiano que combate bactérias, fungos e vírus, excelente para a saúde. No entanto, ele tem mais gordura saturada e seu consumo deve ser moderado, particularmente evitando frituras. O óleo de coco não é muito mais barato que o azeite, mas ainda é fácil de encontrar para fazer a substituição com facilidade.
Óleo de linhaça
A linhaça é uma semente que pode prevenir doeças e muito disso é por causa do seu óleo natural. A gordura extraída da linhaça rende um ótimo óleo para a cozinha. Ele é uma fonte natural de ômega-3, importante para combater radicais livres e proteger as células contra doenças causadas pelo envelhecimento.
O óleo de linhaça é mais em conta que o azeite, mas tem um detalhe importante. O seu ponto de fumaça é baixo, de apenas 107ºC, e por isso ele não é adequado para frituras. Mas ainda é um bom substituto para usar em saladas e molhos em geral, contanto que não vá ao fogo.
Óleo de canola
O óleo de canola tem pouquíssima gordura saturada e é feito principalmente de gordura monoinsaturada, uma das melhores para proteger a saúde do coração, em um padrão bem similar ao azeite. O alto ponto de fumaça do óleo de canola também significa que ele é versátil e funciona muito bem para cozimentos e frituras.
Por causa disso, o óleo de canola é um dos melhores substitutos ao azeite mesmo que deixe alguns nutrientes de lado. Em excesso o óleo de canola pode fazer mal e ele em geral é um pouco mais “pobre” que outras alternativas mais caras. Mas, controlando as quantidades, o óleo de canola pode ser uma boa ajuda especialmente por causa do preço baixo e acessível dele.
Óleo de girassol
O óleo de girassol é outra alternativa popular e em conta para quando se precisa de uma gordura nas receitas. Ele é rico em vitamina E e ácidos graxos, assim como alguns outros óleos vegetais, o que significa que tem os benefícios similares, a diferença é que, em vez de ter ômega-3, o óleo de girassol é rico em ômega-6.
Por isso, trocar azeite pelo óleo de girassol diretamente representa uma troca de algumas vantagens. Em compensação, o ponto de fumaça é alto, ou seja, é ideal para frituras e cozimentos. E, é claro, o preço é sua maior vantagem, já que também está entre as opções mais baratas.
Óleo de amendoim
O amendoim cru ou torrado pode trazer benefícios à saúde e seu óleo também. A vitamina E, o ômega-6 e as gorduras poli-insaturadas, superiores até à monoinsaturada, montam um pacote completo de vantagens do óleo de amendoim para substituir o azeite de oliva em época de alta no preço.
O óleo de amendoim mais comum do mercado é bem acessível no preço, mas sugerimos investir no óleo de amendoim extra virgem, mais puro e concentrado nos benefícios, assim como acontece com o azeite. E mesmo nessa versão, ele ainda sai mais em conta, para a alegria do seu bolso.
Veja mais:
Os azeites de oliva extra virgem mais saudáveis do mundo são italianos, mas o melhor e mais saudável é um espanhol
Como substituir o azeite de oliva nas receitas: dicas para economizar com saúde
Óleo de soja, canola, linhaça e mais: conheça os tipos de óleo de cozinha e saiba quando usar cada um