• Entrar
  • Cadastrar
Sai o azeite de oliva, entra o óleo de amendoim: conheça os benefícios da gordura na cozinha

O azeite de oliva está muito caro, mas pode ser que finalmente tenhamos uma alternativa à altura dele: o óleo de amendoim

Você já usou óleo de amendoim na cozinha? (Créditos: Shutterstock)

O azeite de oliva encareceu muito nos últimos meses e, a princípio, não há perspectiva de que isso vá mudar no futuro próximo. Inclusive, levando isso em consideração, já compartilhamos formas de substituir o óleo na cozinha por aqui.

Recentemente, porém, especialistas têm apontado o óleo de amendoim como uma alternativa interessante ao azeite de oliva por causa dos seus benefícios para a saúde. Saiba mais sobre essa gordura e suas vantagens no TudoGostoso!

Sai o azeite de oliva, entra o óleo de amendoim

Existem alimentos que correm o risco de desaparecer do planeta por causa das mudanças climáticas e o azeite de oliva é um deles. Com safras menores devido a ondas de calor e frio mais imprevisíveis ao redor do mundo, o produto se tornou um artigo de luxo nos mercados brasileiros. Mas o óleo de amendoim pode ser um bom substituto!

Em primeiro lugar, ele já é um commodity nacional, o que o torna mais acessível. Além disso, o óleo de amendoim é rico em vitamina E, que está ligada ao rejuvenescimento celular, e contém antioxidantes importantes para o nosso corpo. O resveratrol, por exemplo, está associado à prevenção de doenças como o Alzheimer.

Em depoimento concedido ao Jornal da USP, a nutricionista Juliana Casagrande afirmou que as gorduras polisaturadas, como o Ômega 6, do amendoim também impactam positivamente no sistema imunológico e na saúde cardiovascular.

Existem contraindicações para o óleo de amendoim?

Por ter um ponto de fumaça alto (232ºC), o óleo de amendoim demora a degradar ou oxidar, o que significa que ele pode fritar por mais tempo sem liberar toxinas. No entanto, é preciso controlar o consumo do óleo de amendoim porque, apesar de todos os seus benefícios, ele é muito calórico.

Veja mais!
O que diz a ciência: acaba de sair um estudo sobre câncer ser gerado ou não por alimentos ultraprocessados
"Morangos podem ser treinados": cientista prova que plantas pensam e são inteligentes

Temas relacionados