• Entrar
  • Cadastrar
O que diz a ciência: acaba de sair um estudo sobre câncer ser gerado ou não por alimentos ultraprocessados

Todo mundo sabe que alimentos ultraprocessados não são saudáveis, mas cientistas estão descobrindo exatamente quão ruins eles podem ser para sua saúde

Quantos alimentos ultraprocessados você come todos os dias? (Créditos: Shutterstock)

Não é novidade nenhuma que alimentos ultraprocessados não são os melhores para a saúde. Eles são mais baratos e até gostosos, mas quando o assunto é alimentação saudável, é melhor apostar em vegetais, cereais e frutas in natura ou alimentos que não tenham passado por tantos processos industriais ou contenham quantidades elevadas de corante, aromatizantes e outros aditivos.

No entanto, um novo estudo da Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição (EPIC), publicado na revista European Journal of Nutrition, reforçou a relação entre ultraprocessados e câncer. Saiba mais sobre o assunto no TudoGostoso!

Qual a relação entre os ultraprocessados e o câncer?

A pesquisa da EPIC analisou dados de dieta e estilo de vida de 450.111 adultos de 10 países europeus. Eles descobriram que pessoas que consumiram 10% a mais de alimentos ultraprocessados tinham um risco 23% e 24% maior de desenvolver, respectivamente, câncer de cabeça e pescoço, e câncer de adenocarcinoma de esôfago.

“Este estudo se soma a um conjunto crescente de evidências que sugerem uma ligação entre alimentos ultraprocessados (UPFs, na sigla em inglês) e o risco de câncer”, afirmou a Dra. Helen Croker, diretora assistente de pesquisa e política do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer Internacional, que financiou a pesquisa.

Ainda são necessários mais estudos, porém, para entender exatamente qual é a conexão entre os ultraprocessados e câncer.

Veja mais!
Pessoas que comem muitos frutos do mar podem ter problemas de saúde como câncer, afirma novo estudo
"Morangos podem ser treinados": cientista prova que plantas pensam e são inteligentes

Temas relacionados