Um copo de refrigerante bem geladinho nos dias quentes muitas vezes é a salvação para quem está na rua sob um sol escaldante ou ainda para quem deseja uma alternativa adocicada para tapear a fome durante a dieta.
Não que seja a aposta mais saudável, pelo contrário! Mas ainda é possível preparar uma receita de refrigerante caseiro saboroso e sem químicas como alternativa.
E se você souber que um mineral presente nos refrigerantes está associado ao surgimento do câncer de mama? Talvez essa informação seja o empurrãozinho que faltava para quem não consegue desapegar desse tipo de bebida.
Uma pesquisa realizada recentemente encontrou relação entre o alto consumo de um mineral presente no refrigerante e o câncer. O artigo foi publicado na revista Nutrients e o TudoGostoso conta mais detalhes a seguir!
Qual a relação entre o refrigerante e o câncer de mama?
O estudo avaliou as associações da incidência de câncer de mama com a maior ingestão de fosfato na dieta. Participaram da pesquisa 3.302 mulheres americanas multiétnicas entre 42 e 52 anos na pré-menopausa
- No caso de níveis mais baixos de fosfato (800-100 mg), percebe-se a redução dos riscos de câncer.
- Em níveis mais elevados do consumo de fosfato (>1800mg), os riscos aumentam consideravelmente.
Os pesquisadores fizeram a comparação entre cada caso de câncer de mama com quatro tipos de controles pareados por idades. A incidência da doença entre grupos que foram ou não expostos ao fosfato também foram medidas.
A conclusão a que se chegou foi que quem consumiu níveis acima de 1800 mg de fosfato diariamente teve um aumento do risco relativo de incidência de câncer de mama em relação a quem teve baixa ingestão do mineral.
Segundo os responsáveis pelo experimento, ainda são necessários mais estudos, com grupos maiores, para uma resposta definitiva.
Esse é o tipo de refrigerante que oferece mais risco pelo alto teor de fosfato
Não é novidade que os consumo exagerado de alimentos ultraprocessados faz muito mal à saúde e é importante ressaltar que esse tipos de produtos costumam ser ricos em fosfato. Mas quando se trata do grupo dos refrigerantes, uma lata da bebida à base de cola já é suficiente para ultrapassar a ingestão saudável de fosfato diária.
Para se ter uma ideia, o refrigerante à base de cola foi o único que superou em três vezes a recomendação diária. E isso pode ser ainda pior quando se trata das opções sem açúcar. Já as opções de bebidas açucaradas estão relacionadas aos riscos de câncer no intestino.
O aumento na ingestão de fosfato ainda pode estar relacionado com a osteoporose e doenças renais crônicas. Portanto, fica a dica. Aposte em bebidas refrescantes e saudáveis na sua dieta e fuja das opções ricas em fosfato.
Veja mais!
Pink Lemonade: aprenda a fazer essa bebida refrescante de 3 modos diferentes.
Receitas de água saborizada para se refrescar de um jeito fácil nos dias quentes.