• Entrar
  • Cadastrar
Essa substância presente no seu café da manhã ajuda no combate de Alzheimer, segundo novo estudo

Novos estudos avaliam os benefícios da cafeína em pacientes com Alzheimer

Essa substância presente no seu café da manhã ajuda no combate de Alzheimer, segundo novo estudo

Entenda o que o novo estudo diz sobre o consumo de cafeína e o desenvolvimento de Alzheimer (Créditos: Canva) 

Uma das substâncias mais polêmicas e mais estudadas é a cafeína, presente no café e em vários outros alimentos como refrigerantes, energéticos, chocolate etc. Novos estudos sobre os impactos da cafeína no corpo humano aparecem regularmente; alguns mostram por que evitar o consumo dessa substância enquanto outros relatam os benefícios para determinadas doenças. É o caso do Alzheimer.

Um novo estudo foi publicado na última sexta-feira (05) na revista “Brain” pelos pesquisadores do centro francês Lille Neuroscience and Cognition, no qual eles analisam o que provoca o desenvolvimento do Alzheimer. Nessa pesquisa, é sugerido que a cafeína pode ajudar a retardar o avanço da doença em pacientes que ainda estão na fase inicial.

Como a cafeína pode ajudar pacientes com Alzheimer?

Os cientistas perceberam que a cafeína atua nos receptores dos neurônios que promovem a perda de sinapses. Quando esses receptores aumentam de maneira inesperada, os problemas de memória em pacientes com Alzheimer se desenvolvem mais rapidamente.

O diretor da pesquisa explicou que a cafeína bloqueia esses receptores que são mais ativos em pessoas com a doença. Dessa forma, a substância pode vir a impedir a perda de memória e até mesmo outros sintomas cognitivos e comportamentais ligados ao Alzheimer.

Como funciona o estudo sobre os efeitos da cafeína em pacientes com Alzheimer?

Neste momento, os cientistas estão realizando um estudo clínico no Centro Hospitalar Universitário de Lille com 248 pacientes. Metade irá receber 400 mg de cafeína por dia e a outra metade receberá o placebo, com o fim de entender os efeitos da cafeína nas funções dos pacientes em fases iniciais e moderadas do Alzheimer.

Quantidade de cafeína por dia: quantas xícaras de café posso beber?

Antes que você saia por aí bebendo várias xícaras de café por dia, é importante ter em mente que a cafeína pode trazer malefícios quando consumida em excesso. O consumo moderado de cafeína é de 400 mg por dia, o que equivale a cerca de 2 a 4 xícaras de café.

Contudo, essa quantidade pode ser menor para alguns indivíduos, já que a cafeína pode agravar doenças já existentes, como é o caso do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Lembre-se sempre de procurar um médico antes de realizar qualquer mudança na sua alimentação!

Veja mais:

Café pode causar fadiga: saiba como evitar efeito da cafeína no corpo
Diabéticos podem tomar café? Cafeína aumenta os níveis de glicose no sangue? Veja o que a ciência tem a dizer!

Temas relacionados