• Entrar
  • Cadastrar
Eu troquei o café de todas as manhãs por essa bebida com o apoio de uma médica especialista em Burnout: veja o que aconteceu com a minha energia e foco

Cafeína demais pode piorar a ansiedade, causar insônia e dores de cabeça, e aumentar os batimentos cardíacos. Ou seja, não é para todo mundo. Felizmente, existe uma alternativa que você nunca imaginou! Saiba mais no TudoGostoso

Eu troquei o café de todas as manhãs por essa bebida com o apoio de uma médica especialista em Burnout: veja o que aconteceu com a minha energia e foco

Você vai ficar surpreso como esses ingredientes podem ser energizantes (Créditos: Shutterstock)

O café é sinônimo de energia. Afinal, a cafeína, que é o principal componente dessa bebida, é uma substância estimulante que atua em nosso sistema nervoso central. O café também é rico em antioxidantes e vitaminas do complexo B que melhoram nosso foco, memória e capacidade de raciocínio.

Não é à toa, portanto, que muitas pessoas dizem que o seu dia só começa depois de uma xícara de café. E eu era uma delas! Mas, recentemente, eu troquei o café de todas as manhãs por outra bebida com o apoio de uma médica especialista em Burnout. A verdade é que existem casos em que o café (e cafeína) podem atrapalhar mais do que ajudam. Veja o que aconteceu com a minha energia e foco.

Qual a bebida que pode substituir o café?

O consumo excessivo de cafeína pode piorar a ansiedade, acelerar batimentos cardíacos, provocar insônia e dor de cabeça, dentre outros efeitos colaterais. Então, se você quer melhorar sua qualidade de vida, pode ser bom considerar alternativas ao café. Já comentamos sobre algumas delas no blog do TudoGostoso, como os chás estimulantes e café de cevada.

Uma bebida energizante de cogumelo, porém, pode ser ainda melhor para a sua saúde. Por exemplo, os cogumelos juba de leão, reishi e cordyceps são ótimos aliados quando o assunto é humor, energia e concentração.

Como esses ingredientes atuam no corpo?

Embora sejam necessárias mais investigações, estudos preliminares apontaram que as erinacinas e hericenones presentes no cogumelo juba de leão poderiam aumentar a produção do fator de crescimento nervoso do cérebro, favorecendo a memória.

Além disso, o cogumelo juba de leão, assim como o reishi, é rico em beta-glucano, que tem propriedades neuroprotetoras. Já o cordyceps é muito usado na medicina oriental devido às suas propriedades medicinais, que poderiam incluir uma ação anti-inflamatória.

Ainda é possível incluir outros ingredientes potentes na bebida, como maca peruana, uma raiz conhecida por ser muito energizante e por fortalecer o sistema imune.

Como essa bebida afetou meu corpo?

Eu fiquei surpresa que meus níveis de energia permaneceram consistentes apesar de ingerir bem menos cafeína do que o normal. E eu até mesmo cortei o chá-preto que costumava tomar no meio da tarde!

É claro que senti leves dores de cabeça nos primeiros dias, enquanto meu corpo se ajustava à minha nova rotina, mas elas desapareceram em menos de uma semana.

Existem contraindicações para essa bebida?

Ainda são necessários mais estudos sobre bebidas de cogumelo, mas, a princípio, não existem contraindicações. É possível, no entanto, que algumas pessoas tenham reações alérgicas a elas. Certifique-se de que você pode consumir todos os ingredientes em produtos e receitas antes de ingerí-los.

Veja mais!
Este é o grupo de pessoas que não pode consumir batata-doce: entenda motivo
Essas são as três nozes que têm menos calorias recomendadas por cardiologistas

Temas relacionados