Você está procurando alternativas para substituir o café? A bebida é cheia de benefícios, mas, em excesso, pode causar malefícios e precisa ser consumida com moderação por gestantes, hipertensos e até pessoas com ansiedade. Felizmente, existem diversas alternativas que vão muito além do café descafeinado. É possível aproveitar as propriedades estimulantes de diferentes tipos de chás e consumir até café de cevada, que não tem cafeína. Confira a seguir as opções!
Descubra quais são as bebidas que podem substituir o café!
Quer reduzir o consumo de café? Confira opções para substitur a bebida
Qual a quantidade ideal de café por dia?
O consumo de café precisa ser feito com moderação. Exagerar na quantidade pode causar diversos problemas como perda do sono, desconforto gástrico, taquicardia e até um estado de alerta. Não existe uma quantidade certa para todas as pessoas, já que o efeito da bebida no organismo é bastante individual. De forma geral, duas xícaras por dia, cerca de 400 ml, é a quantidade diária ideal.
O que pode substituir o café?
Chás estimulantes
Existem diversos chás que contém cafeína e propriedades estimulantes. A vantagem é que são bebidas de sabor mais leve com outros benefícios que podem não ser encontrados no café. Você pode optar por infusões com plantas da família da Camellia Sinensis como o verde, mate, branco, oolong e preto. O chá-verde, por exemplo, é rico em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, estimula o metabolismo e ajuda a aumentar a disposição.
Café de cevada
O café de cevada não tem cafeína, uma boa alternativa para quem precisa evitar a substância. O cereal torrado e moído pode ser preparado da mesma forma que a bebida tradicional. A cevada ainda tem diversos benefícios como a ação antioxidante que protege o corpo do envelhecimento precoce e até doenças cardiovasculares. O cereal ainda tem fibras, vitaminas do complexo B e minerais como selênio e magnésio.
Chai
Chai, masala chai ou chai latte é uma bebida indiana bastante perfumada e estimulante natural. Ele é feito com leite, chá-preto e diversas especiarias como pimenta-do-reino, canela, cravos-da-índia e sementes de erva-doce. A bebida fortalece a imunidade, estimula o metabolismo e ajuda na digestão.
Café descafeinado
O descafeinado é uma boa pedida para reduzir o consumo de café. A bebida tem uma redução de aproximadamente 98% de cafeína, mantendo o sabor e as propriedades da versão original. É uma ótima pedida para quem gosta de tomar café à noite, já que o efeito estimulante da cafeína dura por cerca de 6 horas no organismo e pode prejudicar a qualidade do sono.
Veja mais
Beber café evita a Covid-19? Veja o que os pesquisadores afirmam!
Mude o café da manhã para ter um coração saudável: veja dicas de Harvard e monte o seu cardápio!