Carne é um dos alimentos mais consumidos no nosso dia a dia, mas não precisa ser a única fonte de proteínas do cardápio. Você sabia que há diversos grãos, verduras e legumes com o nutriente? São ótimas opções para quem precisa reduzir o consumo de proteína animal por recomendação médica ou tem vontade de adotar uma dieta vegetariana. Pensando nisso, listamos boas fontes de proteína vegetal que podem fazer parte da rotina alimentar e vão oferecer diversos benefícios para a sua saúde. Confira!
Proteína sem carne: confira outros alimentos com o nutriente
Quinoa é uma boa fonte de proteína vegetal. Confira outras opções!
Feijão
O alimento queridinho no prato dos brasileiros é uma excelente fonte de proteína! São quase 5g da substância a cada 100g de feijão. O melhor de tudo é que ele é repleto de nutrientes como vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, ferro, zinco e fibras, aliadas da saúde intestinal. Se você já sentiu algum incômodo relacionado a gases após consumir feijão, saiba que o segredo para evitar isso está no pré-preparo, quando os grãos precisam ficar de molho no vinagre.
Grão-de-bico
Grão-de-bico é uma excelente fonte de e proteína vegetal, oferecendo cerca de 20g da substância a cada porção de 100g. Além de ser versátil, podendo ser aproveitado em saladas e até para fazer hambúrguer. O ingrediente também é rico em fibras e ajuda a controlar o açúcar no sangue, prevenindo a diabetes.
Espinafre
Espinafre é uma das principais folhas com bastante proteína na composição. O alimento também ajuda o organismo a absorver melhor a proteína de outros ingredientes. Assim como outros alimentos verde-escuros, é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras. Promovem saciedade, ajudam no controle do colesterol e regula o intestino.
Soja também é um boa fonta de proteína que pode ser usada em diversas receitas
Soja
A soja é um ingrediente muito utilizado nas receitas veganas e vegetarianas porque uma porção de 100 g oferece cerca de 10g de proteína. O ingrediente também poder utilizado em diversas receitas e está associado a benefícios como melhora nos sintomas da menopausa, redução do colesterol ruim e fortalecimento dos ossos.
Tofu
Tofu é um alimento feito a partir do extrato de soja, misturado com sal. A textura lembra um queijo, ótima pedida para quem precisa de um substituto do laticínio. O tofu também é fonte de minerais e ômega 3, sendo reconhecido por melhorar a saúde intestinal, atuar no controle do colesterol e favorecer a saúde dos ossos.
Lentilha
Lentilha não precisa ser consumida apenas no Ano-Novo. O grão faz bem o ano inteiro e também é fonte de proteína vegetal: são cerca de 6g a cada 100g. A lentilha também é rica em fibras e minerais e ajuda a manter a saúde do coração em dia.
Quinoa
Além de ter proteína na composição, a quinoa oferece outros aminoácidos essenciais para o organismo. O grão ajuda o metabolismo na totalidade, fortalecendo a imunidade, ajudando na recuperação de músculos e até protegendo a saúde dos ossos.
Veja mais
Hambúrguer sem carne: 13 receitas fáceis com soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico e até feijão-fradinho!
Jantar vegano: 10 sugestões para facilitar a dieta no fim do dia. Você precisa provar essas receitas!