Todos sabem que as dietas vegetarianas estão em alta. Entretanto, aderir a essas dietas pode ser muito difícil para algumas pessoas, por serem restritivas ou simplesmente por preferência pessoal. Mas que tal, em vez de parar de comer carne, apenas diminuir o seu consumo diário de carnes de todos os tipos? Sim, é possível! A diminuição do consumo de carnes, além de ser benéfica para saúde, também é um ato sustentável. Acompanhe as dicas do TudoGostoso para quem quer diminuir o consumo de carne:
Veja dicas para diminuir o consumo de carne
Quando comer carne?
Imagine a seguinte refeição diária: pão com presunto e queijo no café da manhã, frango grelhado no almoço e estrogonofe de carne no jantar. Bastante carne em um dia, não é mesmo? Pois é, o melhor ponto de partida para diminuir o consumo de carne é desmembrando suas refeições diárias e as carnes que consome em cada uma delas. Para isso, é preciso que se pergunte: "eu preciso comer carne em todas as refeições?". A resposta virá instantaneamente: não! Existem muitas substituições maravilhosas que podem ser feitas durante o dia em todas as refeições. Para isso, se organize: escolha uma refeição na qual deseja fazer o consumo da carne. Se quiser comer um churrasquinho no almoço de domingo, tudo bem! Que tal comer salada de frutas no café da manhã e uma berinjela recheada à noite? Se dessa forma achar mais difícil, que tal dividir por dias da semana? Você pode escolher dias específicos da semana nos quais irá consumir carne livremente — por exemplo, sábado e domingo — e no restante da semana limitar sua dieta a refeições com outras proteínas que não sejam carnes - vale o ovo, derivados do leite, grão-de-bico... as opções são infinitas!
Outras proteínas
A proteína é um nutriente muito importante para a dieta humana e que deve estar presente, diariamente, em todas as refeições. Como as carnes são a principal fonte natural de proteína, ao diminuirmos seu consumo, devemos pensar em substituições saudáveis e necessárias. Essas substituições, inclusive, são peça fundamental para nos ajudarem a diminuir o consumo de carne, pois é importante sempre priorizar uma boa alimentação e que seja atrativa e saborosa. O ovo é provavelmente o principal substituto da carne: com muitos usos e variações, é sempre uma boa opção para comer uma boa proteína sem cair na rotina. Grão-de-bico e cogumelos também são ótimos substitutos: muito saborosos e versáteis, eles podem ser feitos de diversas maneiras para complementar o prato sem perder sabor! Ervilha, quinoa, feijão-fradinho, milho, brotos em geral e folhas verde-escuras também complementam a dieta e ajudam a substituir a carne na refeição.
Não é proibição
Diminuir o consumo de carne não significa proibir a carne de sua alimentação: a ideia é construir uma relação mais responsável e consciente com o que se come. Seguir uma dieta vegana, ou até mesmo vegetariana, é muito desafiador e nem todos estão dispostos a se submeter a esse programa alimentar. Por isso, fique tranquilo! A carne continuará fazendo parte de sua vida, mas de maneira mais regrada e planejada. Com o tempo, você logo se acostuma e nem percebe mais!
Substituições são a chave para conseguir diminuir o consumo de carne
Receitas sem carne: confira
Se interessou, né? O TudoGostoso selecionou 20 receitas para te inspirar a diminuir o consumo de carne e investir em uma alimentação mais equilibrada! Não se esqueça de procurar um nutricionista pra te auxiliar também no melhor caminho pra você! Confira nossa lista: