• Entrar
  • Cadastrar
Alimentos que parecem saudáveis, mas não são: veja 7 itens para tomar cuidado!
Nem todo alimento que parece saudável faz bem para a saúde. Confira produtos que devem ser evitados!

Manter uma alimentação saudável é importante para garantir mais saúde, mas nem sempre é fácil escolher os produtos certos para consumir. As prateleiras dos mercados estão cheias de armadilhas, com alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Há versões integrais compostas por farinha comum e itens sem açúcar com maior adição de gordura e adoçantes. Para ajudar você a priorizar os itens certos, montamos uma lista de produtos vendidos como saudáveis, mas com uma composição que deixa a desejar e, por isso, devem ser evitados ou consumidos com bastante cautela. Confira!

Barra de cereal é um alimento que precisa ser consumido com cuidado. Fique de olho no rótulo para não comprar m falso saudável!

Barra de cereal

Barra de cereal costuma ser bastante consumida no lanche e muitas vezes é considerada uma opção prática para comer em dias com horários apertados e correria. Na embalagem certamente haverá a indicação de que o alimento é fonte de fibras e feito com frutas, mas a verdade é que o teor desses ingredientes é bem pequeno. Algumas versões, inclusive, são feitas basicamente com chocolate e bastante sódio, açúcar e gorduras na composição.

Antes de comprar uma barrinha, é muito importante ficar de olho no rótulo e na tabela nutricional do produto. O primeiro ingrediente é sempre o encontrado em maior quantidade. Por isso, preste atenção na quantidade de cereais presentes na barra, e na posição de itens como açúcar, gordura, conservantes e aromatizantes na lista. Se houver disponibilidade, o ideal é preparar uma barrinha de cereal caseira, sem correr o risco de não saber do que é feito o alimento.

Biscoito integral e água e sal

Esse tipo de biscoito costuma ser considerado um alimento vazio, sem nutrientes que colaboram para a saúde. A maioria das versões descritas como integrais, na verdade, tem farinha de trigo branca na composição. Além disso, é comum a adição de bastante sódio, açúcar, gordura hidrogenada e aditivos na composição.

Muitas vezes esse tipo de biscoito é utilizado como substituto do pão, mas nem sempre essa é uma boa escolha. Um pão comum com ovo ou outro recheio mais nutritivo pode garantir mais saciedade e ser mais saudável do que a versão mais industrializada.

Molho para salada

O molho pronto vendido no mercado é um item muito processado. O acompanhamento é calórico e muitas vezes apresenta grande quantidade de sódio, conservantes e aromatizantes na composição. Esse é o tipo de receita que você pode fazer em casa facilemente. O molho saudável para salada usa ingredientes simples, como iogurte, pimenta, orégano, vinagre, limão e azeite.

Gelatina de morango com leite condensado Gelatina não é um alimento saudável e não deve ser consumida com frequência

Gelatina

Gelatina não é um alimento saudável. O produto é ultraprocessado e cheio de ingredientes nocivos para a saúde, principalmente as versões com sabor. Já as versões diet, apesar de não terem açúcar, são feitas com outros componentes artificiais para garantir um gosto mais agradável ao produto. A gelatina incolor, muito usada para ajudar na textura de receitas, tem uma lista de ingredientes bem reduzida. Para quem não abre mão da sobremesa vai usar esse ingrediente misturado com suco de fruta natural.

Para quem não sabe, a gelatina é um ingrediente extraído principalmente da hidrólise do colágeno da pele, ossos e tendões de suínos, galinhas e vacas. Pode ser substituído por agar-agar e goma xantana.

Peito de peru e presunto

Peito de peru e presunto costumam ser vendidos como embutidos menos gordurosos e mais saudáveis, mas, na realidade, não são muito diferentes dos outros alimentos dessa categoria. O problema é que são itens compostos por muitos ingredientes. Há versões com bastante sódio, gordura, espessantes, aromatizantes e até corantes!

O ideal é escolher versões mais artesanais e, ainda assim, evitar o consumo com frequência. Na hora de rechear um sanduíche, vale dar preferência para queijos e proteínas de verdade, como carne moída, frango desfiado e ovos.

Néctar de fruta

Néctar não é suco de fruta. A bebida que costuma ser vendida em caixinhas tem menos extrato de fruta e mais açúcar na composição. Na hora de consumir bebidas feitas com frutas, o ideal é preparar em casa mesmo, com ingredientes frescos ou procurar nas prateleiras as opções 100% integrais, compostas apenas por suco de fruta.

Refrigerante zero

O refrigerante não é uma boa pedida para quem está em busca de uma alimentação saudável. A retirada de açúcar na composição da versão “Zero” é apenas um ingrediente a menos em uma lista formada basicamente por produtos químicos. Muitas vezes o açúcar é apenas substituído por uma adoçante, sendo ainda mais artificial. Cuidado com aquela versão que parece água com frutas ou água tônica. Ambos também são considerados refrigerantes.

Veja mais
Pode comer carne crua? Nutricionista faz alerta sobre risco de consumir boi, frango, peixe e até ovos que não estão cozidos
Como a alimentação afeta a pele? Especialista explica o que comer, o que evitar e dicas para cuidar da derme

Temas relacionados