O pão muitas vezes é encarado como um inimigo das dietas, principalmente por quem quer emagrecer. Mas será que esse alimento é realmente um vilão na alimentação? Aproveitando o Dia Mundial do Pão, celebrado no dia 16 de outubro, pedimos a ajuda de uma especialista para esclarecer algumas dúvidas sobre esse item consumido diariamente, principalmente no café da manhã.
Para o alívio de muitos, a nutricionista Elaine Rosa, que atua na Clínica Simone Neri, em São Paulo, explica que o pão é saudável e alerta que os malefícios aparecem apenas quando há consumo em excesso, como acontece com qualquer outro alimento.
“O terrorismo nutricional coloca o pão como vilão por desconhecer o seu valor nutricional”, destaca a nutricionista.
Pão é um alimento saudável e fonte de carboidratos
É saudável comer pão?
Comer pão é saudável! O alimento tem vários nutrientes que fazem bem para o nosso organismo.
“Por ser fonte de carboidratos, calórico e também pelo glúten, as pessoas julgam que o pão é o culpado pelo ganho de peso e acham que tirar ele da alimentação vai ajudar no emagrecimento. Esquecem, porém, que o pão também tem proteínas em sua composição e fibras, no caso dos integrais”, explica Elaine Rosa.
Qual é a função do pão no nosso organismo?
A nutricionista explica que a principal função do pão é fornecer energia para o organismo, já que é feito de farinha, um tipo de carboidrato.
“Quando se opta pelos pães integrais, os benefícios aumentam, pois conferem maior saciedade e ajudam no funcionamento intestinal e na regulação do colesterol e da glicose no sangue”, destaca Elaine.
Quanto de pão posso comer por dia?
Elaine Rosa explica que não existe uma quantidade exata de pão que pode ser consumido por dia, mas há uma recomendação do Guia Alimentar para a população brasileira.
“A indicação é de no máximo seis porções diárias de carboidratos e que sejam de preferência variados. O pão se enquadra nesta recomendação”, comenta a especialista.
A nutricionista ainda destaca que tirar o o miolo na hora de comer realmente diminui o peso e as calorias do alimento, mas não adianta consumir fast-food, industrializados e rechear este pão com embutidos.
Pão integral tem mais benefícios para a saúde em comparação com pão francês
Pão integral é melhor que o pão francês?
O pão integral é melhor que o pão francês por ser feito de farinha de trigo integral e ter uma qualidade superior à farinha branca refinada. Ele oferece mais fibras e mais nutrientes e gera mais saciedade, já que a digestão e absorção dele é mais lenta.
Quais os malefícios do pão?
Assim como qualquer outro alimento, o pão traz malefícios quando consumido em excesso. Nesse caso, ele oferece muitas calorias ao organismo.
“Outra questão é que os nutrientes do pão são rapidamente absorvidos. Isso também faz com que, ao chegar no sistema digestivo, os amidos sejam quebrados e absorvidos como glicose. Se consumido em excesso, o pão pode sim elevar o açúcar no sangue e fazer com que haja maior liberação de insulina”, explica a nutricionista.
Quem é celíaco — tem intolerância ao glúten — também precisa ficar atento por conta da má absorção de nutrientes após comer pão, o que causa sintomas desagradáveis como inchaço, gases, fadiga, diarreia.
Veja mais
Entenda a nova regra para comercializar carne moída que envolve ingrediente obrigatório e limite de peso
Bê-á-bá do macarrão: aprenda a diferenciar fettuccine, farfalle, pappardelle, fusilli, rigatoni, linguine, casarecce, penne e spaghetti