• Entrar
  • Cadastrar
Leite integral, semi-desnatado, desnatado e sem lactose: entenda tudo sobre os tipos de leite e escolha o melhor
O TudoGostoso explica a diferença entre os tipos de leite de vaca e te ajuda a escolher o melhor para sua alimentação.

É comum entrar no mercado e ficar perdido ao se deparar com a variedade de leites à venda. Afinal, não é só a marca que precisamos escolher, também precisamos decidir qual o tipo de leite, se é de origem animal ou vegetal, se é sem lactose, se possui menos gorduras e por aí vai. Para te ajudar a fazer uma escolha mais consciente, o TudoGostoso preparou um guia com os tipos de leite de vaca, explicando tudo sobre eles para que você possa decidir qual é o melhor para você. Veja a seguir.

tipos de leite de vaca Entenda melhor a diferença entre os tipos de leite de vaca que são vendidos

Quais são os tipos de leite?

O leite mais consumido no Brasil e no mundo é o leite de vaca e ele possui muitas classificações diferentes, procurando atender às necessidades de todos. Confira abaixo os tipos de leite de vaca e suas diferenças.

Leite de vaca

As classificações mais conhecidas do leite de vaca são integral, semi-desnatado e desnatado. Vale ressaltar que essas classificações são dadas para o leite UHT ou, como o chamamos popularmente, leite longa vida, que são aqueles que vêm em caixinhas e ficam nas prateleiras dos supermercados. Essas classificações também são utilizadas para o leite em pó.

Entretanto, existe outro tipo de leite que é o pasteurizado, aquele que necessariamente fica na geladeira do supermercado ou padaria, em garrafas ou saquinhos. Esse leite possui uma vida útil menor, e a diferença está na produção. Enquanto o leite longa vida passa por um processo de superaquecimento para diminuir o número de bactérias presentes nele, o leite pasteurizado passam por um processo de choque térmico para isso.

Os leites pasteurizados possuem as classificações A, B e C, e o que as diferenciam são o tipo de rebanho e a concentração de micro-organismos por mililitro. O leite tipo A é o que possui uma concentração menor de micro-organismos, até 500/ml, e é utilizado apenas um rebanho para produzi-lo. O leite tipo B possui uma concentração de até 40.000 micro-organismos por ml e pode ser feito a partir de diferentes rebanhos. Por último, o leite tipo C possui uma concentração de até 100.000/ml e também pode ser feito a partir de diferentes rebanhos.

Leite integral

O leite integral é o mais consumido no mundo. Ele não passa por nenhum processo para remover gorduras e, por isso, é o que mantém mais características do produto original. As gorduras são comuns ao leite e são gorduras boas para o organismo quando consumidas dentro de uma alimentação balanceada. Essa gordura do leite tem impacto direto na quantidade de nutrientes do produto como as vitaminas A, K e complexo B. Além disso, ele também é rico em proteínas e cálcio, mais do que os semi-desnatado e desnatado. Por conta da gordura presente, ele é mais encorpado, com um sabor mais forte, e sendo sempre o mais indicado no preparo de receitas.

tipos de leite de vaca A maior diferença entre os três tipos de leite longa vida é a gordura

Leite semi-desnatado

O leite semi-desnatado, como o nome já indica, é o leite meio termo, que fica entre o leite integral e o leite desnatado. Na prática, isso significa que ele passa por um processo de remoção de, pelo menos, 50% de gordura. Isso faz com que ele apresente sabor e textura levemente diferente do leite integral, sendo menos cremoso e com um sabor mais diluído. É um dos tipos de leite mais indicados e procurados por quem está fazendo dieta focada no emagrecimento, por conter menos calorias.

Falando de nutrientes, o leite semi-desnatado mantém a mesma quantidade de proteínas e cálcio que o leite integral, mas contém uma concentração menor das vitaminas A, K e complexo B. Contudo, dentro de uma alimentação equilibrada, esses nutrientes podem ser consumidos em outros alimentos, por isso é importante consultar um nutricionista que irá te ajudar a montar refeições mais saudáveis de acordo com as suas necessidades.

Leite desnatado

Se você busca por um leite com menos calorias e total remoção de gordura, você deve escolher o leite desnatado. Ele possui a mesma concentração de proteínas e cálcio que os outros tipos, porém baixo teor de vitaminas lipossolúveis (A, K e complexo B). O grande problema do leite desnatado, para algumas pessoas, está no sabor e textura, que é bem diferente do leite integral, por exemplo. Isso acontece porque a gordura é uma grande responsável no sabor e cremosidade desse alimento e, ao removê-la, ele fica bem mais aguado tanto no sabor quanto na consistência.

Leites especiais

Leite especial é a classificação dada para os leites de vaca que possuem alguma característica que foge do padrão acima, como o leite sem lactose e o leite fortificado. Quem é intolerante à lactose não precisa ficar sem consumir leite, já que, atualmente, é possível encontrar leite de vaca sem lactose nos mercados com mais facilidade. Já o leite fortificado é aquele que tipo de leite que é enriquecido com vitaminas e minerais, e ele deve ser indicado por um nutricionista antes de ser adicionado à alimentação diária. Outra questão é que os leites especiais costumam ter um preço bem salgado, sendo mais caros do que os tipos anteriores.

Agora que você já está sabendo tudo sobre os tipos de leite, a próxima ida ao mercado ficará mais fácil, não é mesmo?

Veja mais:

Leite condensado de verdade: veja a diferença para a mistura láctea e aprenda como economizar com receita caseira

Esse mousse de leite ninho vai deixar todo mundo com água na boca

Temas relacionados