• Entrar
  • Cadastrar
Mude o café da manhã para ter um coração saudável: veja dicas de Harvard e monte o seu cardápio!
Segundo a Escola Médica de Harvard, a simples ingestão de fibras pela manhã já ajuda a combater fatores de riscos para ataques cardíacos. Veja como montar o seu cardápio!

Cuidar da saúde do coração depende da manutenção de hábitos de vida mais saudáveis, mas na correria do dia a dia pode ser difícil encontrar tempo para colocar isso em prática. Não precisa achar que tudo está perdido! Mudanças simples na rotina já fazem muita diferença para evitar doenças cardíacas. Segundo a Escola de Medicina de Harvard, incluir a ingestão de fibras no café da manhã pode ser o primeiro passo para evitar uma série de problemas que afetam negativamente o coração.

Um café da manhã saudável pode ser o primeiro passo para melhorar a saúde do coração

Café da manhã que melhora a saúde do coração

Sabe aquele café rápido, cheio de grãos refinados, itens processados, gorduras saturadas e açúcar? É hora de deixar ele de lado. Segundo o artigo da Harvard Health Letter, esses alimentos são calóricos e capazes de aumentar o peso, o açúcar no sangue e o colesterol ruim, fatores de risco para a saúde do coração.

A situação muda quando a primeira refeição do dia é rica em fibras, um tipo de carboidrato que passa pelo corpo sem ser digerido ou se dissolve em um gel que reveste o intestino. As fibras melhoram não apenas a digestão, como também proporcionam uma série de benefícios para o coração. Confira alguns deles:

1) Reduz o colesterol ruim que pode levar a artérias entupidas e ataques cardíacos;

2) Controla o açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes, uma doença que está fortemente associado a ataques cardíacos e derrames;

3) Ajudam a combater a inflamação crônica, que também pode causar o entupimento das artérias.

Dicas para incluir as fibras no café da manhã

Harvard indica que um café da manhã que melhora a saúde do coração inclui frutas, nozes, sementes e grãos integrais como aveia, cevada e quinoa, alimentos ricos em fibras. Você pode tentar montar um cardápio com as seguintes opções:

Aveia no micro-ondas

Basta misturar ½ de xícara de aveia com quase uma xícara de leite desnatado e aquecer por cerca de 2 minutos no micro-ondas. A textura é de um mingau, que pode ser incrementado com outras frutas e sementes.

Iogurte com quinoa

Nada mais simples que comer iogurte desnatado pela manhã. A refeição é ainda mais rica em fibras com a adição de uma porção de quinoa, frutas vermelhas e granola.

Iogurte com quinoa e frutas é uma opção de café da manhã que ajuda a saúde do coração

Torrada integral

Troque o pão comum pela versão com grãos integrais, fonte de fibras. Você pode usar até pasta de amendoim na fatia, mas opte por opções bem saudáveis, sem adição de corantes ou conservantes.

Mistura de grãos e frutas secas

Nos Estados Unidos, essa opção se chama “Trail Mix”. Basicamente você mistura nozes sem sal, castanhas, sementes de girassol, granola, uvas-passas, damascos entre outros grãos e frutas secas para comer tudo junto ou até acrescentar em algum tipo de iogurte. Coma um ou dois punhados dessa opção no café da manhã para melhorar a saúde do coração.

Veja mais

Suco engorda? Entenda por que isso é um mito e aprenda o jeito certo de consumir a bebida

Lupa nos rótulos: o que muda com nova regra de rotulagem nutricional envolvendo açúcar, sódio e gordura saturada

Temas relacionados