• Entrar
  • Cadastrar
Sou nutricionista e garanto: você deve tomar o café da manhã antes desse horário se quiser ter um coração mais saudável
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Entenda a importância de se alimentar em um horário recomendado e como o seu corpo responde a esse hábito

Sou nutricionista e garanto: você deve tomar o café da manhã antes desse horário se quiser ter um coração mais saudável

Essas são as dicas dos especialistas sobre o café da manhã (Créditos: Shutterstock)

Fazer todas as refeições do dia é uma prática muito importante, tanto para a manutenção do metabolismo e um bom funcionamento do organismo, quanto para promover saciedade e bem-estar ao longo do dia. O café da manhã é uma das principais refeições, fornecendo os nutrientes necessários para começar o dia com o pé direito, mas você já se perguntou qual é o melhor horário para ingeri-lo?

Naturalmente, as pessoas tomam café da manhã em momento diferentes, porém, o horário em que realizamos a primeira refeição é um fator que pode trazer diferentes impactos para a saúde. Segundo especialistas, existe um horário ideal para fazer essa refeição, especialmente se você quiser ter um coração mais saudável e adquirir outros benefícios para a sua saúde. Ficou curioso? Vem que o TudoGostoso vai te explicar!

Em que horário tomar o café da manhã para ter um coração mais saudável?

Pela manhã, o corpo está mais preparado para metabolizar os alimentos, por isso, seguir o ritmo natural do organismo é o ideal. Estudos indicam que quem se alimenta nas primeiras horas do dia tem mais facilidade para manter um peso saudável do que aqueles que concentram a ingestão calórica mais tarde.

Especialistas recomendam tomar café da manhã até 8h30 ou, no máximo, duas horas após acordar. Nesse período, o corpo é mais sensível à insulina, processando carboidratos de forma mais eficiente, o que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a manter a energia ao longo do dia.

Além disso, esse hábito pode contribuir para o controle do peso e a saúde do coração, reduzindo o desejo excessivo por comida e evitando escolhas alimentares prejudiciais. A nutricionista Theresa Shank explicou à revista Women’s Health: “Assim que acordamos, nosso corpo precisa sair do estado de jejum. Quando você come é tão importante quanto o que você está comendo.”

Outro ponto importante é o intervalo entre a última refeição e o café da manhã. A nutricionista e ex-atleta Rhian Stephenson sugere à Glamour: “uma boa regra é deixar um mínimo de 12 horas entre o jantar e o café da manhã. Se você jantou às 19h30, espere até 7h30 para a primeira refeição do dia.”

Devo tomar café da manhã no mesmo horário todos os dias?

Se possível, sim. Criar uma rotina alimentar consistente auxilia o corpo a se adaptar melhor e a manter um metabolismo equilibrado e eficiente. Ter horários regulares para as refeições favorece a digestão, melhora a absorção de nutrientes e contribui para a regulação dos níveis de açúcar no sangue, evitando picos de fome e desequilíbrios hormonais. Embora a perfeição nem sempre seja viável, estabelecer uma janela de tempo para se alimentar pode trazer diversos benefícios, como maior disposição ao longo do dia.

Veja mais:

"Eu passei a comer 30 gramas de proteína no café da manhã e isso mudou a minha vida"

Temas relacionados