
Nutricionista explica quais são os melhores suplementos para usar no inverno (Foto: Shutterstock)
Com a chegada do inverno, o nosso corpo passa por alguns ajustes que podem afetar significativamente a saúde e o bem-estar.
A menor exposição solar, as temperaturas mais baixas e mudanças na rotina podem impactar desde o metabolismo até o sistema imunológico, levando muita gente a sentir os efeitos na saúde respiratória.
Se você deseja adaptar os seus hábitos durante a estação, a nutricionista Fabiana Sabatini, da Floowe, compartilha algumas estratégias que envolvem alimentação, hidratação e suplementação.
Como reduzir os efeitos negativos do inverno na saúde
Durante o inverno, a redução da exposição ao sol afeta a produção de vitamina D, essencial para a imunidade e equilíbrio emocional.
O ar seco contribui para o ressecamento da pele, enquanto a menor ingestão de líquidos pode prejudicar o funcionamento intestinal.
O aumento da circulação de vírus em ambientes fechados também desafia o sistema imunológico. E isso incluir também oscilações de humor, cansaço e queda na disposição física.
"Essas alterações fazem parte do funcionamento natural do corpo, mas podem ser amenizadas com ajustes na alimentação, na rotina e, quando necessário, na suplementação", explica a nutricionista.
Estratégias de suplementação recomendadas
Para ajudar a enfrentar essas mudanças, a especialista dá cinco dicas fundamentais para ajustar sua rotina de suplementação neste inverno:
- Vitamina D para imunidade: com a redução da exposição solar, suplementos de vitamina D são essenciais para apoiar o sistema imunológico, especialmente para indivíduos com pouca exposição ao sol;
- Aliados da imunidade: Zinco, selênio e vitamina C são antioxidantes poderosos que fortalecem o sistema imunológico e reduzem o risco de infecções respiratórias;
- Energia e bem-estar: Magnésio, vitaminas do complexo B e adaptógenos como a maca peruana ajudam a manter o metabolismo energético e o equilíbrio do sistema nervoso, combatendo o cansaço típico do inverno;
- Saúde da pele: Suplementos com colágeno, ácido hialurônico e antioxidantes são recomendados para manter a hidratação e a firmeza da pele, essenciais durante os meses mais frios;
- Hidratação e digestão: Aumentar a ingestão de fibras e probióticos ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, melhorando a digestão e fortalecendo a imunidade.
Suplementos recomendados pela nutricionista no inverno
Para quem deseja iniciar uma rotina de suplementação no inverno, ela aconselha começar por fórmulas completas e versáteis, por isso sugere o uso de suplementos como o The OOne.
"Tem complexo B, vitamina C, zinco, selênio, biotina e antioxidantes como a vitamina E. Essa combinação apoia o sistema imune, o metabolismo energético e também contribui para a saúde da pele, cabelos e unhas", explica.
Outra alternativa é o OOn Protein, que combina proteína, colágeno e ingredientes que ajudam a melhorar a disposição, o foco e a concentração ao longo do dia.
"Tem cafeína, TCM, taurina, canela e vitaminas do complexo B. Ele contribui para o metabolismo energético", explica.
Ele pode ser consumido no café da manhã, no pré-treino ou até no início da tarde. "Sempre antes das 15h para não interferir no sono", aconselha.
Veja mais!
5 alimentos que você deve evitar durante o inverno (e nenhum deles é sorvete!)
Não caia nas ciladas do inverno: esses erros que você comete no inverno podem SABOTAR a sua dieta