• Entrar
  • Cadastrar
5 alimentos que você deve evitar durante o inverno (e nenhum deles é sorvete!)
Jéssica AntunesPor  Jéssica Antunes  | Redatora

Jornalista apaixonada pelo universo gastronômico. Aprendi a cozinhar de verdade (com panela de pressão e tudo) depois de sair da casa dos meus pais para estudar. Desde então, amo experimentar sabores, conhecer novas culinárias e me arriscar em receitas diferentes.

A alimentação muda bastante com a chegada do frio, mas nem tudo o que parece reconfortante é realmente bom para o seu corpo

5 alimentos que você deve evitar durante o inverno (e nenhum deles é sorvete!)

No inverno, o ideal é dar preferência para opções saudáveis que ajudam a manter o corpo aquecido sem exageros. (Foto: Shutterstock)

 

Com a queda das temperaturas, mudamos roupas, atividades e também o cardápio. Sopas quentes, bebidas encorpadas e pratos mais calóricos viram protagonistas. Mas se por um lado o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido, por outro, cresce a vontade de consumir alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples.

O problema é que esse tipo de comida, apesar de trazer uma sensação de conforto imediata, pode prejudicar a saúde e comprometer o sistema imunológico em uma época em que ele deveria estar mais forte do que nunca.

Por que sentimos mais fome no frio?

Essa sensação é uma resposta natural do corpo à queda de temperatura. O organismo tenta equilibrar a temperatura corporal com o aumento do gasto energético. O problema é que o instinto costuma nos empurrar para escolhas erradas: alimentos mais gordurosos e pesados.

Alimentos que devem ser evitados no inverno

1. Frituras

Apesar de tentadoras, as frituras estão no topo da lista de alimentos que devem ser evitados no frio. Elas são ricas em gordura saturada e inflamam o organismo, o que pode prejudicar a imunidade.

2. Ultraprocessados

Bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e embutidos são ricos em sódio, conservantes e gordura. Esses ingredientes sobrecarregam o organismo e não fornecem nutrientes importantes para fortalecer o sistema imunológico.

3. Doces em excesso

O frio aumenta a vontade de consumir sobremesas e chocolates. Mas o excesso de açúcar pode desregular o metabolismo e aumentar processos inflamatórios.

4. Pães brancos e massas refinadas

Com alto índice glicêmico, esses alimentos geram picos de glicose no sangue e podem comprometer a saúde a longo prazo. Prefira versões integrais e balanceadas.

5. Bebidas alcoólicas

Embora ofereçam a sensação de aquecimento momentâneo, o álcool reduz a imunidade e contribui para a desidratação.

O que comer no lugar disso?

Sopas nutritivas: preparadas com legumes e carnes magras, podem aquecer e nutrir sem pesar.

Frutas cozidas: banana, maçã e pera podem ser aquecidas com canela e um toque de aveia.

Legumes refogados: uma alternativa quentinha à salada crua, com acelga, espinafre ou repolho.

Mingau de aveia: ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde, com leite ou bebida vegetal.

Fontes de vitamina C: laranja, kiwi, acerola e goiaba reforçam o sistema imunológico.

Alimente-se bem e cuide da sua imunidade

Durante o inverno, o corpo precisa de energia, mas também de proteção. Escolher os alimentos certos ajuda a manter a saúde em dia e evita os excessos que, muitas vezes, só trazem arrependimento. Com pequenas substituições, é possível curtir o frio com muito mais vitalidade.

Veja mais

Não caia nas ciladas do inverno: esses erros que você comete no inverno podem SABOTAR a sua dieta
Alimentos da safra de inverno: aposte em frutas e legumes da época para economizar com muito sabor

Temas relacionados