• Entrar
  • Cadastrar
Como manter bons níveis de vitamina D no inverno? Estes são os alimentos que não podem faltar no seu cardápio durante a estação
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Com menos exposição ao sol no inverno, aumenta a importância de consumir alimentos com vitamina D.

Como manter bons níveis de vitamina D no inverno? Estes são os alimentos que não podem faltar no seu cardápio durante a estação

A vitamina D é essencial e pode faltar na alimentação. (créditos: Shutterstock)

A exposição ao sol é a principal forma de o nosso corpo produzir vitamina D. Mas, com a chegada do inverno, essa produção tende a diminuir, afinal, os dias ensolarados ficam bem mais raros. Por isso, muitos médicos recomendam a suplementação durante os meses mais frios e nublados, especialmente para pessoas idosas, gestantes e mulheres na menopausa, que são mais vulneráveis à deficiência.

Mas aí vem a dúvida: será que adianta tomar suplemento se o sol quase não aparece para ativar a vitamina D? A solução está na sua alimentação!

Consumo de alimentos ricos em vitamina D é ainda mais importante durante o inverno

Com menos oportunidade de exposição ao sol, a melhor forma de manter os níveis de vitamina D estáveis é reforçando o consumo de alimentos que são fontes naturais desse nutriente. Entre as principais fontes de vitamina D estão peixes como sardinha, atum e salmão, ovos e fígado de boi. Além disso, alguns alimentos fortificados, como leite, cereais e sucos, também podem ajudar a garantir a quantidade necessária do nutriente.

Vale lembrar que manter uma alimentação equilibrada, combinada com a exposição moderada ao sol quando possível, ajuda o organismo a aproveitar melhor a vitamina D e contribui para a saúde dos ossos, do sistema imunológico e do bem-estar geral.

Por isso, não importa o quanto você tome suplementos, a alimentação deve ser sua principal fonte de vitamina D durante os meses mais frios. Lembrando que a suplementação, como o próprio nome diz, serve apenas como um complemento, nunca como a principal fonte.

Como ativar a vitamina D mesmo no inverno?

Para ativar a vitamina D no corpo, não tem segredo: é preciso aproveitar qualquer brechinha de sol que aparecer. Com uma alimentação rica em alimentos fonte de vitamina D e o suporte da suplementação, cerca de 20 minutos de exposição solar diária já podem ser suficientes para ajudar na ativação do nutriente.

Mesmo nos dias frios e nublados, tente aproveitar os momentos em que o sol aparece — seja pela manhã ou no final da tarde — para colocar essa rotina em prática e garantir os benefícios da vitamina D para o seu organismo.

Veja também:

Nem vitamina D, nem vitamina C: essa é a vitamina essencial após os 40 anos que todo mundo esquece
Essa ninguém sabia: essas proteínas enlatadas oferecem vitamina D em abundância e com excelente custo-benefício

Temas relacionados