• Entrar
  • Cadastrar
Essa ninguém sabia: essas proteínas enlatadas oferecem vitamina D em abundância e com excelente custo-benefício
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Dois alimentos enlatados bem acessíveis são ótimos para aumentar os níveis de vitamina D no corpo

Essa ninguém sabia: essas proteínas enlatadas oferecem vitamina D em abundância e com excelente custo-benefício

Veja quais são os alimentos enlatados ricos em vitamina D (Créditos: Canva)

A vitamina D é um nutriente extremamente importante para o corpo humano, sendo responsável pelo funcionamento do sistema nervoso, por fortalecer o sistema imunológico, ajudar no aumento da força muscular, além de contribuir para a absorção de minerais como cálcio e fósforo. Para manter as quantidades adequadas no corpo, os especialistas indicam tomar banho de sol e se alimentar de forma balanceada. O que muita gente não sabe é que existem duas proteínas enlatadas que oferecem bastante vitamina D, cerca de um terço do que precisamos diariamente, e ainda são opções bem acessíveis.

Alimentos enlatados que fornecem grande quantidade de vitamina D

Os alimentos enlatados que fornecem uma grande quantidade de vitamina D são o atum e a sardinha em lata. Segundo a nutricionista Aline David, essas proteínas enlatadas estão entre as melhores opções de comida com alto teor de vitamina D.

Ela explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo entre 0,01 mg a 2,25 mg de vitamina D por dia, um número que pode variar dependendo das necessidades do indivíduo. O mais legal é que a sardinha em lata contém mais de 0,05 mg, ou seja, podendo ser o suficiente para algumas pessoas bater a meta diária.

Peixes frescos como salmão, atum e tilápia também fornecem uma boa quantidade de vitamina D, mas eles podem não ter um custo-benefício tão bom dependendo da região em que você mora. Dessa forma, o atum e a sardinha enlatados são práticos e versáteis no dia a dia, podendo ser usado para preparar inúmeras receitas como patê de atum, torta de atum, macarrão ao alho e óleo com sardinha, pizza de sardinha e muito mais.

Vale ressaltar que esses alimentos também são ricos em outros nutrientes além da vitamina D, como ômega-3, ferro, magnésio, vitaminas B6, B9 e B12 e muito mais. Por isso, vale a pena fazer parte da sua alimentação.

Veja mais:

Salada de atum, tomate e ovo: é uma receita tão simples que é quase vergonhoso dar quantidades, pois geralmente é feita a olho nu em cada casa
Com quantos anos você descobriu que é assim que se abre a latinha de atum sem estragar as suas unhas: truque simples garantido!

Temas relacionados