
O momento em que você toma o suplemento de vitamina D faz diferença na eficácia (Foto: Shutterstock)
O uso de suplementação de vitamina D tem se tornado cada vez mais presente na rotina de muitas pessoas. Para muita gente, a rotina corrida impossibilita reservar um período do dia para se expor ao sol dentro do período recomendado (geralmente, de 15 a 20 minutos, três vezes por semana).
Ainda que alguns grupos de alimentos possam ajudar a aumentar as doses dessa vitamina no organismo, o uso de suplementos acaba sendo uma forma eficiente de evitar a deficiência de vitamina D.
No entanto, para muitas pessoas, essa mudança de rotina pode gerar algumas dúvidas, como em relação ao melhor horário para tomar a vitamina D e se isso realmente interfere para uma melhor eficácia.
Entenda quais são as recomendações de especialistas em saúde sobre essas e mais dúvidas.
O horário do consumo da vitamina D é realmente importante?
Para que serve a vitamina D? Essa vitamina é essencial para a absorção de cálcio nos ossos, para o bom funcionamento do sistema imunológico, para regular a inflamação e até para manter o humor.
A deficiência da vitamina D no organismo pode causar fadiga crônica, dores musculares, osteoporose, infecções recorrentes e depressão.
Apesar de ser uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que se dissolve em gordura, e possa ser armazenada no corpo, a forma de administrar esse suplemento influencia diretamente na forma como ela é absorvida.
Como funciona o suplemento de vitamina D no corpo
A vitamina D é um hormônio produzido pela pele com a exposição aos raios UVB e também pode ser obtida por alimentos ou suplementos.
As formas principais são D2 (ergocalciferol) e D3 (colecalciferol), sendo a D3 a mais eficaz e estável, encontrada em óleo de peixe, ovos, fígado e suplementos.
Após ser ingerida, a vitamina D é ativada no fígado e rins, transformando-se em calcitriol, que regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue.
O processo de ativação pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo o momento da administração.
Quando tomar vitamina D para absorção máxima
Para máxima absorção, os especialistas em saúde recomendam tomar vitamina D pela manhã ou no início do dia, preferencialmente após uma refeição com gordura, pois esse período coincide com maior atividade metabólica e eficiência na metabolização de nutrientes.
Estudos mostram que a vitamina D é melhor absorvida quando tomada pela manhã, pois o corpo está biologicamente mais preparado para atividades diurnas, e os hormônios como o cortisol, que influenciam o metabolismo da vitamina D, são mais elevados nesse período.
O que acontece se tomar o suplemento de vitamina D à noite?
Se para algumas pessoas tomar os suplementos antes de dormir já está na rotina, é bom saber que alguns pesquisas indicam que o uso da vitamina D no horário noturno pode interferir na produção de melatonina (o hormônio do sono), afetando a qualidade do sono.
Alguns pacientes relataram dificuldade para dormir ou acordar com frequência ao tomar vitamina D à noite, mas as reações variam individualmente. Caso isso aconteça, uma boa opção é mudar o horário da ingestão para a manhã.
O importante, independente do horário, é manter o consumo do suplemento consistente.
O que dizem estudos sobre o melhor momento para uso da vitamina D
Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que a administração de vitamina D pela manhã, especialmente com alimentos, resultou em níveis sanguíneos ligeiramente superiores de 25(OH)D em comparação com a ingestão à noite.
Por outro lado, outras pesquisas indicam que a consistência é mais importante do que o horário, ou seja, é melhor tomar vitamina D diariamente no mesmo horário do que alternar entre manhã e noite.
O uso da vitamina D pode ser ajustado segundo o seu objetivo
O horário em que você toma vitamina D pode ser ajustado dependendo do seu objetivo, conforme mostram alguns exemplos:
- Se a vitamina D for tomada para reforçar a imunidade, a manhã é a melhor escolha, pois coincide com a parte mais ativa do sistema imunológico;
- Tomar vitamina D pela manhã ajuda a sincronizar o ritmo circadiano, o que pode melhorar o humor, reduzir a fadiga e diminuir o risco de sonolência ou ansiedade;
- Se a vitamina D for parte do tratamento para osteoporose ou combinada com outros suplementos, o médico pode recomendar um horário diferente. No entanto, a consistência diária continua sendo mais importante que o horário exato.
Veja mais!
Além da vitamina D: essas são as vitaminas que precisamos consumir para fortalecer os ossos
O que a falta de vitamina B12 pode causar para a saúde? Separamos alguns alimentos que podem te ajudar