• Entrar
  • Cadastrar
Sol, alimentação ou suplementos: saiba qual é a melhor forma de obter vitamina D

Com propriedade antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora, a vitamina D é importantíssima para quem quer envelhecer bem. Descubra qual é a melhor forma de obter este nutriente aqui!

Sol, alimentação ou suplementos: saiba qual é a melhor forma de obter vitamina D

Sol, alimentação ou suplementos: qual será o melhor? (Créditos: Shutterstock)

Se você quer envelhecer bem, você deveria focar no consumo de vitamina D, de acordo com especialistas. Dentre os muitos benefícios desse nutriente, podemos destacar o fato de que ele ajuda a evitar a osteoporose, fortalece o sistema imunológico e os músculos, previne a diabetes, mantém a pele saudável e é boa para o coração. E a verdade é que você já deve saber que existem três formas de melhorar os níveis desse nutriente no corpo: alimentos ricos em vitamina D, exposição aos raios de sol e suplementos. Mas você já se perguntou qual dessas formas é a melhor? É o que vamos explicar aqui no TudoGostoso.

Sol, alimentação ou suplementos: qual é melhor?

A quantidade ideal de vitamina D por dia é de 600 a 800 UI (unidades internacionais), o que seria o equivalente a cerca de 25 a 125 mg, respectivamente.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como frutos do mar – ostras, caranguejos, moluscos, camarões, lagostas e crustáceos –, salmão, carnes, queijos, leite e ovos. Ainda que você não consiga suprir as necessidades diárias desta vitamina somente através da alimentação, quase todos esses ingredientes são essenciais para uma dieta equilibrada.

Agora, é possível atingir a dose diária recomendada de vitamina D com facilidade se você utilizar suplementos. Comercializado em cápsulas, comprimidos, gotas ou injeções, eles variam de 400 a 50.000 UI. No entanto, como a Hipervitaminose, também conhecida como envenenamento por vitamina, é uma condição real (e perigosa), o melhor é que a suplementação só seja feita em última instância e com acompanhamento médico.

Nem alimentação, nem suplementação, portanto, conseguem superar a exposição aos raios de sol quando o assunto é vitamina D. Os profissionais da saúde ainda não concordam com o tempo certo que uma pessoa deve pegar sol, mas a maioria recomenda 15 minutos por dia. Para pessoas mais velhas ou com osteoporose, 30 minutos é melhor!

Veja mais!
Conheça a técnica japonesa para perder peso ao beber água; é simples e eficiente!
Como limpar a sua garrafa de água do jeito certo: não deixe ela virar um poço de micróbios mais sujo que assento de privada

Temas relacionados