
Será que toma o suplemento de vitamina D na hora certa? (Foto: Shutterstock)
O uso correto de vitamina D é uma ótima estratégia para quem deseja envelhecer bem. Isso porque ela beneficia a saúde dos ossos, evitando problemas como a osteoporose, fortalece o sistema imunológico e os músculos.
Essa vitamina também desempenha um importante papel na saúde cardiovascular. Estudos recentes mostram que ela ajuda a regular a pressão arterial e a prevenir doenças cardíacas.
Se você precisa aumentar os níveis desse nutriente, existem três formas bastante simples: seja através de alimentos ricos em vitamina D, na exposição aos raios solares ou com o suporte de suplementos.
Para as pessoas que apresentam deficiência dessa vitamina ou níveis insuficientes, os sintomas mais comuns são fraqueza muscular, fadiga, dores nos ossos e articulações, queda de cabelo, pele ressecada, entre outros.
Existe uma hora ideal para tomar o suplemento de vitamina D?
Especialistas sugerem que a regularidade no uso do suplemento de vitamina D é mais relevante do que o horário de ingestão.
Segundo afirmam a nutricionista Roxana Ehsani e o cardiologista David Davidson ao site Eating Well, você deve se preocupar em tomar o suplemento com consistência, o horário é menos importante.
Mas como essa vitamina é lipossolúvel (melhor absorvida pelo corpo ao ser ingerida com gordura), os especialistas recomendam consumi-la nas refeições que concentrem maior quantidade de gordura.
Ao combinar com azeite de oliva, abacate e oleaginosas, é possível facilitar a absorção da vitamina da vitamina D pelo organismo.
Saiba como incorporar mais vitamina D à rotina
É possível melhorar a quantidade de vitamina D com outras estratégias simples. A exposição aos raios solares, por exemplo, é considerada mais eficiente que a suplementação.
Você não precisa colocar a sua saúde em risco, basta colocar braços e pernas em contato com o sol por 15 minutos diários, que a produção de vitamina D será estimulada. Mais do que isso não é necessário.
A dieta também pode ser enriquecida com alimentos ricos no nutriente, como:
- Frutos do mar (ostras, caranguejos, moluscos, camarões, lagostas e crustáceos);
- Carnes;
- Queijos;
- Leite;
- Ovos (gema de ovo);
- Peixes (salmão, sardinha e atum);
- Fígado.
Veja mais!
Adeus vitaminas se tomar errado: o horário certo, com comida ou de estômago vazio, saiba como ingerir vitamina B12, D e outros suplementos
Nut adorada por todos tem 3 vezes mais ferro que o feijão preto e 9 vezes mais magnésio que o abacate