• Entrar
  • Cadastrar
Salada de atum, tomate e ovo: é uma receita tão simples que é quase vergonhoso dar quantidades, pois geralmente é feita a olho nu em cada casa

Saladas com tomates frescos têm seu brilho, mas o segredo deste prato é usar a versão em conserva do ingrediente

Salada de atum, tomate e ovo: é uma receita tão simples que é quase vergonhoso dar quantidades, pois geralmente é feita a olho nu em cada casa

Essa salada usa tomate em conserva em vez do fresco para render ainda mais caldo (Créditos: Directo al Paladar/Liliana Fuchs)

Não podemos negar que temos ótimos tomates para saladas e molhos nas mercearias e nos mercados. Temos iguarias como o tomate caqui, o carmem, o débora, o cereja… Mas se quiser fazer a minha salada preferida para o jantar, um dos meus pratos preferidos da durante todo o ano, preciso deixar de lado o tomate da fruteira e abrir a despensa.

Essa salada típica de uma região da Espanha na verdade deve ser feita especificamente com tomate em lata. O melhor é quando podemos contar com uma conserva natural de tomate colhido na época, descascado e embalado inteiro com os seus sucos. Mas, se não tiver coragem ou tempo de fazer a conserva de tomate pelado em casa, procure escolher a melhor marca que encontrar. Veja como fazer essa salada espanhola com tomate e outros ingredientes práticos para o jantar!

Como fazer a salada com tomate em lata

É uma receita tão simples que é quase constrangedor dar quantidades, pois é normal fazê-la a olho nu em cada casa, ao gosto pessoal ou de acordo com a tradição de cada família. Além do tomate em lata, você precisa de cebola ou cebolinha bem fresca, crocante e até ligeiramente adocicada, azeitona preta – com caroço, se possível –, atum ou outro peixe em lata e ovos cozidos. Pique tudo, misture, tempere bem com azeite extra virgem, ajuste o sal e deixe descansar.

Esses ingredientes marinados soltam bastante água para um molho natural. Esses sucos que a salada deixa no prato ou travessa pedem por muito pão para molhar sem parar, sendo particularmente indicado um bom pão rústico com seu miolo generoso para absorver aquele líquido divino. Pode consumir essa salada como aperitivo, como porção ou como entrada, mas é tão delicioso, acompanha tão bem e é tão completo que você pode fazer um jantar leve sem mais nada em qualquer dia da semana.

Veja mais:
O segredo para deixar o tomate carnudo e saboroso nas suas receitas
Nunca mais coloquei açúcar no molho de tomate depois que aprendi esse truque para tirar a acidez sem adicionar nenhum ingrediente
Quase ninguém sabe, mas esse é o melhor jeito de armazenar tomates: ficarão frescos por 10 dias sem afetar o sabor

Temas relacionados