• Entrar
  • Cadastrar
O segredo para deixar o tomate carnudo e saboroso nas suas receitas

Drenar o tomate com sal grosso deixa o ingrediente menos aguado e mais carnudo. 

Dica de cozinha: drenar o tomate com sal grosso ajuda a deixá-lo mais carnudo e saboroso (créditos: Shutterstock)

O tomate é um fruto que possui diversos tipos, cada um com características e sabor específico. O holandês, por exemplo, é o mais indicado para saladas e acompanhamentos, já que é bem carnudo e saboroso. Entretanto, caso você não consiga encontrar essa variedade de tomate na feira, não se preocupe. Você pode optar por outros tipos e desidratar com sal grosso. O processo é simples e consiste em retirar a água do ingrediente para que ele fique com uma consistência mais carnuda.

Como drenar o tomate para a salada

O primeiro passo para drenar o tomate é cortá-lo em 8 gomos e retirar o miolo. Em seguida, coloque os pedaços em uma tigela, salpique sal grosso e misture bem. A adição do condimento retira a água do tomate e o deixa mais carnudo. O ideal é utilizar ½ colher de sopa de sal grosso para cada tomate.

Depois de adicionar o sal grosso, cubra os tomates com papel filme e leve à geladeira por 24 horas. Depois desse tempo, retire o excesso de sal grosso e transfira os gomos para uma travessa. Depois disso, eles estão prontos para serem servidos.

Tipos de tomate: saiba quais são os mais indicados para saladas e molhos

Cada opção de tomate é ideal para um certo tipo de receita. O tomate italiano é a melhor versão para molhos. Ele possui menos sementes e é mais carnudo. O tomate débora também é ótimo para o preparo de molhos. Inclusive ele é bem mais barato que o italiano, sendo uma ótima opção para economizar. Entretanto, ele tem mais sementes e é bem menos carnudo.

O tomate holandês é o queridinho das saladas, mas pode ser facilmente substituído pelo carmem, o mais comercializado no Brasil. Esse tipo é vendido em quase todos os mercados e feiras do país. Por ser bem aguado, ele não é tão carnudo e não tem um sabor muito marcante. Sendo assim, o tipo carmem não é indicado para preparo de molhos.

Veja também:

Descubra truque para fazer tomate pelado

Comer a semente do tomate faz mal?

Como incrementar molho de tomate caseiro: 10 receitas saborosas para impressionar

Temas relacionados