O tomate é um alimento versátil, perfeito para fazer molhos e saladas, mas precisa ser conservado do jeito certo para garantir mais sabor nas suas receitas. Você costuma colocar esse alimento na geladeira? Então é melhor pensar duas vezes antes de fazer isso! O tomate fica muito mais suculento e adocicado quando armazenado longe do aparelho. Quer saber o jeito certo de fazer isso? Então confira todas as dicas a seguir!
Dica simples para garantir um tomate suculento: aprenda com o TudoGostoso!
Aprenda uma dica simples para garantir que o tomate fique suculento
Como saber se o tomate está bom?
A escolha certa dos alimentos também vai definir o sabor e a durabilidade deles. Na hora de escolher o tomate, opte pelas unidades bem vermelhas, que já estão mais maduras e vão oferecer mais nutrientes.
O alimento também não pode estar mole. É importante que toda a superfície esteja bem lisinha, sem machucados e manchas. Se o tomate apresentar buracos, há risco de que algum bicho tenha passado por ali, melhor evitar!
Como guardar tomate do jeito certo
O jeito certo de guardar tomate é fora da geladeira! O frio dentro do aparelho altera o sabor e a textura do alimento. Por isso, se você preza por um tomate bem suculento na hora de fazer molhos, é melhor mantê-lo em temperatura ambiente, mas longe do sol e do fogão. Pode colocar num pote de plástico mesmo ou na fruteira. O tomate só deve ser transferido para a geladeira quando começar a ficar muito maduro.
Como faz muito calor no Brasil, o segredo é não comprar o alimento em uma quantidade muito maior do que você pretende usar. Fora da geladeira o tomate vai amadurecer em menos tempo e pode estragar com mais facilidade. Fique de olho na textura e aparência do ingrediente e tente usar quanto antes. Se não for consumir o tomate em poucos dias, o melhor é refrigerar para evitar o desperdício, mas saiba que ele não vai oferecer o mesmo sabor que um item fresco.
Um tomate suculento pode garantir um molho muito mais saboroso!
Tipos de tomate
Para evitar o desperdício e garantir que o tomate seja usado do jeito certo, é importante escolher a versão ideal para cada tipo de receita. O tomate italiano, por exemplo, é a melhor versão para molhos. O tomate carmem é o mais indicado para incrementar saladas, assim como o tomate-pera, que também é uma boa pedida para rechear sanduíches. O débora é o mais versátil, combina com qualquer receita, mas tem mais sementes. O holandês, é mais adocicado, enquanto o caqui é a escolha ideal para fazer vinagrete!
Veja mais
Como engrossar molho de tomate: 4 dicas do TudoGostoso que vão salvar sua refeição
Como tirar mancha de molho de tomate da roupa com truques caseiros