• Entrar
  • Cadastrar
Como engrossar molho de tomate: 4 dicas do TudoGostoso que vão salvar sua refeição
Engrossar molho de tomate nunca foi tão fácil antes! Venha aprender os nossos truques para ter um molho encorpado e perfeito em poucos minutos.

Poucas coisas são piores do que fazer um molho de tomate com todo cuidado e ele ficar aguado. Por mais que a gente siga a receita direitinho, tem vezes que simplesmente não rola, e isso é muito comum com molho de tomate caseiro, já que os tomates podem conter quantidades diferentes de água. Porém, não precisa se desesperar porque existem algumas formas de salvar sua refeição! O TudoGostoso vai ensinar 4 truques para engrossar molho do tomate que são bem fáceis. Confira!

Como engrossar molho de tomate: maneiras práticas que qualquer um consegue fazer

como engrossar molho de tomate Chega de molho de tomate aguado! Com essas dicas do TDG, seu molho vai sempre ficar encorpado e delicioso

Como engrossar molho de tomate com farinha de trigo

A farinha de trigo é um tipo de espessante dos mais famosos, perfeito para engrossar cremes e molhos. Para engrossar um molho de tomate já pronto, ela pode ser usada de duas maneiras: através de um roux ou apenas sendo dissolvida e adicionada direto ao molho.

A primeira maneira, que consiste em fazer um roux, é um pouco mais profissional, dá um pouco mais de trabalho, mas garante que a farinha será cozida corretamente e não deixará o molho com aquele sabor característico de trigo mal cozido. Para isso, você deve cozinhar a mesma quantidade de manteiga e farinha em fogo baixo, formando um creme levemente denso, igual na foto abaixo.

Já a segunda maneira é mais rápida e simples: basta dissolver a farinha de trigo em um pouco de água quente, misturando bem para garantir que não ficará nenhum grumo. Enquanto o molho já está quente na panela, adicionar aos poucos, mexendo sem parar e cozinhar por pelo menos 5 minutos em fogo baixo para não ficar com gosto de farinha.

como engrossar molho de tomate com farinha de trigo Essa é a consistência certa de um roux

Como engrossar molho de tomate com maisena

Primeiro, precisamos falar que, caso você vá usar maisena, você deve usar bem pouco, a não ser que o seu molho esteja realmente muito aguado. Isso porque o amido de milho é um espessante muito mais potente do que a farinha de trigo.

Para engrossar o molho com maisena, o ideal é utilizar o método de diluí-la na água quente e adicionar ao molho, como explicamos anteriormente. Não é comum usá-la para preparar roux, por isso, é melhor deixar esse método para a farinha de trigo mesmo.

Como engrossar o molho de tomate com gemas

Não tem nem farinha de trigo, nem amido de milho? Não tem problema, corre para o ovo. As gemas são muito usadas para engrossar cremes e molhos, como é o caso do molho hollandaise, da maionese e até mesmo de alguns dos cremes de pavê.

Para isso, adicione uma gema peneirada ao molho de tomate quando estiver frio, misture bem e leve para cozinhar em fogo baixo até engrossar levemente, mexendo sem parar para não grudar. Contudo, precisamos alertar que se você é o tipo de pessoa que não gosta do sabor ou do cheiro de ovo nas receitas, é melhor pular esse método.

Como reduzir o molho de tomate para ficar menos aguado

Não tem nada disso? Não tem problema, nós temos a solução também! Mas, olha, saiba que essa é a opção mais demorada, viu? Reduzir o molho de tomate é deixar cozinhar em fogo baixo para que a água vá evaporando e o molho engrosse aos poucos. Como pode imaginar, demora bem mais, mas é um dos métodos que o deixa mais gostoso, principalmente se for molho de tomate caseiro. Isso porque o tomate cozinha por mais tempo e isso permite que sua acidez diminua bastante, ressaltando a doçura.

Leia também:

Como tirar mancha de molho de tomate da roupa com truques caseiros

Tomate pelado em segundos! Aprenda esse truque simples para tirar pele de tomate

Temas relacionados