• Entrar
  • Cadastrar
Como engrossar o molho bechamel do jeito certo e o que fazer caso empelote

Não desperdice comida! Veja o que fazer se o molho branco não engrossar ou empelotar! 

Aprenda o que fazer para engrossar o molho bechamel e como salvar se ele empelotar (Créditos: Shutterstock)

O molho bechamel é um clássico da gastronomia que é utilizado no preparo de diferentes receitas, como a lasanha quatro queijos, macarrão ao molho branco e muito mais. Apesar de tão popular, muitas pessoas ainda cometem alguns erros na hora de prepará-lo, resultando em um prato não muito agradável. Para isso não acontecer com você, o TudoGostoso vai ensinar como engrossar o molho bechamel e o que fazer se empelotar. Confira!

Como engrossar molho bechamel

Para o molho bechamel ficar com a consistência perfeita, é necessário seguir as proporções de manteiga, farinha de trigo ou amido de milho e leite. Quando se utiliza um ingrediente a mais ou a menos, tudo desanda.

Se o molho bechamel não engrossou, quer dizer que você colocou muito leite, mas não se preocupe porque tudo tem salvação! Nesse caso, existem duas coisas que você pode fazer para engrossar o molho: reduzir ou acrescentar mais amido.

Redução

A redução consiste em cozinhar o molho em fogo bem baixo durante um tempo até que o líquido extra evapore e ele fique mais cremoso. No entanto, esse processo diminui a quantidade final de molho, além de ser arriscado caso você não tenha muita prática de cozinha, pois queimar rapidamente se feito errado.

Adicionar amido

Já adicionar mais amido é a melhor solução para cozinheiros amadores, mas é preciso estar atento para não deixar o molho com muito gosto de farinha crua. Para engrossar, você pode usar amido de milho ou farinha de trigo, apenas lembrando que o amido é mais espessante. Isso significa que você precisa de uma quantidade menor de amido para engrossar a receita.

Comece dissolvendo uma colher de sopa de amido de milho em um copo de molho, à parte. Misture bem até ficar homogêneo e, com o fogo ligado, acrescente metade do conteúdo do copo, mexendo sem parar. Se o molho já tiver engrossado, descarte o que sobrou. Caso ainda esteja muito ralo, adicione o restante.

Por último, cozinhe em fogo baixo por mais 3 minutos, misturando sem parar, para garantir que o amido adicionado por último não ficará cru.

O que fazer quando o molho bechamel empelota?

Um molho empelotado é mais comum do que você pensa, e acontece nas melhores famílias. Para evitar que isso aconteça na hora de fazer o molho bechamel, a gente acrescenta o leite à mistura de roux aos poucos.

Mas e o que fazer com o molho bechamel empelotado? Bom, como é o caso do molho ralo, a gente também tem uma solução bem prática para o molho empelotado. Elas são:

  • bater no liquidificador
  • usar um mixer
  • passar por uma peneira.

Todos esses passos resolverão o seu problema. Apenas lembre-se de voltar com o molho para o fogo médio para cozinhar um pouquinho, ainda mais se tiver usado o liquidificador ou o mixer para dissolver as bolinhas de farinha.

Veja mais:

Molho béchamel: a receita definitiva para ficar perfeita

Temas relacionados